Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Datas com História: 4 de Julho de 1776

Declaração de Independência dos Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América (em inglês, United States of America, USA ou US; abreviado frequentemente em português como EUA) é o quarto maior país do mundo, e o terceiro mais populoso do mundo. É uma República Federal Democrática, formada por 50 estados diferentes.
A maior parte do Estados Unidos da América está localizado na
América do Norte, compreendendo grosso modo a metade sul da América do Norte, bem como o estado de Alasca na ponta noroeste do continente, o stado do Havai no Oceano Pacífico e numerosos territórios dependentes situados nas Caraíbas e no Pacífico. A porção principal do país confina a norte com o Canadá, a leste com o Oceano Atlântico (e a Costa Leste dos EUA é o território mais próximo das Bermudas), fazendo fronteira marítima com as Bahamas, a sul com o Estreito da Flórida, que separa os EUA de Cuba, com o Golfo do México e com o México e a oeste com o Oceano Pacífico.

Os actuais Estados Unidos da América se originaram em 13 colónias
britânicas estabelecidas na costa atlântica da América do Norte a partir do século XVII. Em 1776, uma revolta foi organizada pela classe dirigente dos colonos e seguiu-se uma Revolução Americana de 1776 guerra de independência contra os colonizadores. Em 1789, o país adotou uma constituição e assumiu a forma de uma República Federal, dando grande autonomia para os estados federados. Desde sua efetiva independência da Inglaterra, realizada em 1783, e até meados do século XX novos territórios e estados foram sendo incorporados, ampliando as fronteiras até o Oceano Pacífico.
Após o fim da
segunda guerra mundial, em 1945, os Estados Unidos da América emergiram como uma das duas superpotências militares e econômica do mundo, sendo a outra a União Soviética. Após o fim desta, em 1991, os Estados Unidos configuram-se a única superpotência militar e econômica do mundo, com influência geopolítica em nível global. Pelos efeitos de sua influência cultural e política, têm sido acusados de imperialismo cultural.

Mais no
Wikipedia

0 comentários: