Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Cinemateca no Porto: das promessas de lisboa ao enterro actual

O passado: 


"Foi no Porto que nasceu o cinema português, é ali que vive o Papa do cinema português, foi uma cidade com uma cinefilia inacreditável"


A história da promessa (com decreto-lei e tudo): 



Remontando ao consulado de José António Pinto Ribeiro, mas sem nunca chegou a conhecer avanços significativos, com a assumpção de Gabriela Canavilhas a ministra da cultura, a criação de um pólo da Cinemateca no Porto levou um novo impulso. Em Dezembro de 2009, foi mesmo prato principal na reunião que a ministra manteve com o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio. Além de terem estudado possíveis formas de colaboração entre a Autarquia e o Ministério para a dinamização do espaço, Gabriela Canavilhas e Rui Rio visitaram a Casa das Artes, cujas obras de requalificação deveriam estar concluídas a tempo de a extensão da Cinemateca ficar pronta em 2010. De acordo com o projecto, o pólo portuense não só iria assegurar a exibição de filmes, como deveria albergar o espólio de Manoel de Oliveira, conforme foi o desejo expresso pelo cineasta. 
Em 09 de Novembro de 2010, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte abriu um concurso de cinco milhões de euros que permitirá ao Ministério da Cultura instalar a Cinemateca no Porto. “O que tem faltado ao Ministério da Cultura são recursos para fazer a reconversão de um jardim e de uma casa [Palacete Vilar d’Allen/Casa das Artes], que se estão a deteriorar, na Cinemateca. Com esta possibilidade de o ministério apresentar candidatura, estão reunidas as condições para a Cinemateca se instalar na cidade”, explicava então o presidente da CCDRN, Carlos Lage. Nessa data o Ministério da Cultura explicou que, com vista à instalação da Casa do Cinema do Porto, se encontrava prevista “uma intervenção no edifício da Casa das Artes, que será objecto de candidatura a financiamento comunitário, junto do Programa Operacional Regional Norte”. Um dos concursos representa uma linha de apoio para investimentos em equipamentos urbanos de referência graças ao qual, “a título de exemplo”, o Ministério da Cultura poderá até 30 de Novembro apresentar uma candidatura para a instalação da Cinemateca na cidade do Porto. 
O Conselho de Ministros aprovou a 18 de Março de 2010 um decreto-lei que previa a criação da Casa do Cinema do Porto, um pólo da Cinemateca Portuguesa, a instalar na Casa das Artes, no seguimento do que a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas já havia revelado em Novembro de 2009. “É muito importante que o Porto tenha um pólo da Cinemateca”, afirmou então Gabriela Canavilhas. 


 O presente:
Nem preciso dizer, creio que já calculam: suspensão!


Escalada à Torre dos Clérigos (1917)
Salon Automobile no Palácio de Cristal (1914)



0 comentários: