Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

XXV Jogos Galaico Durienses

A UMinho foi a grande vencedora da 25ª edição dos Jogos Galaico Durienses, que este ano se realizaram pela primeira vez na sua história na zona fronteiriça das cidades de Valença e Tui. Com o 1º lugar no futsal e o 3º no basquetebol, os minhotos alcançaram o 1º lugar da classificação coletiva, batendo no “foto finish” os transmontanos da UTAD, sendo que a UPorto ficou com o terceiro lugar do pódio.

Nascidos da ideia de aproximar através do desporto as Universidades do Norte de Portugal (Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), das suas congéneres Galegas (Universidade da Corunha, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade da Corunha), esta prova tem a sua primeira edição em 1993, tendo como palco a cidade da Corunha.

Passados que estão quase 20 anos, esta 25ª edição fica marcada pelo “bom exemplo da cooperação transfronteiriça entre universidades portuguesas e espanholas, bem como entre as cidades de Valença e Tui”, afirmava desta forma Elvira Vieira, Diretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia – Norte de Portugal.

Tradicionalmente pertencia a cada universidade organizar no seu campus, e de forma rotativa, os Jogos, mas este ano, e pela primeira vez, eles tiveram como palco as cidades “irmãs” de Valença e Tui. Este ano, a competição desportiva restringiu-se ao futsal e ao basquetebol, ambos nas variantes mistas.

Na cerimónia de entrega de prémios esteve o Reitor da UMinho, António Cunha, o Adjunto do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, André Pardal, bem como o Secretário-geral do Desporto da Galiza, José Ramon Lete.

0 comentários: