Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

O Porto vai levantar a cabeça

O Festival Varandas é já um evento marcante no verão do Porto. A partir de 31 de Julho, vai-se tocar, cantar e levar arte à cidade. O segredo é levantar a cabeça e assistir.

Apenas com quatro anos de actividade, o Festival Varandas já se tornou um evento marcante do verão portuense. Chegada a estação, é tempo de virar o olhar para os céus e esperar a arte que sai das janelas e portadas do Centro Histórico do Porto. A edição deste ano, que se realiza de 31 de Julho e 4 de Setembro, apresenta três novos locais.

O Varandas vai alargar-se à Rua de Chã, ao Passeio de São Lázaro e às Fontainhas, mas manterá as performances em Miragaia, Clérigos e Rua das Flores. Durante cinco semana, haverá espectáculos nas noites de sexta-feira e actividades para famílias nas manhãs de sábado. 

Em 2015, o evento é dedicado ao Cinema mas não exibe qualquer filme. Vai-se falar de cinema através de outras artes, com homenagens aos cineastas do mundo, à música, à palavra, ao drama e à comédia, aos actores, aos amantes que ainda batem palmas no fim de um filme, ao que é nacional e ao que não é, e a esta cidade do mundo que é o Porto.

Vários artistas foram desafiados a falar da sétima arte através das suas linguagens, para assim incentivar os públicos a criar os seus próprios fotogramas virtuais, transdisciplinares ou somente imaginários.


0 comentários: