Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto: Setembro começa com música


Depois dos cinco espectáculos realizados durante as Festas de São João, os Concertos na Avenida estão de volta nos dias 4 e 5 de Setembro integrados no programa "Verão é no Porto"

O primeiro fim-de-semana de Setembro terá música no coração do Porto. Pelo terceiro ano consecutivo, a Casa da Música e a Câmara Municipal do Porto vão oferecer dois grandes espectáculos à cidade, que prometem juntar milhares de pessoas nos Aliados.

A 4 de Setembro, sexta-feira, a Banda Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Francisco Ferreira, faz o seu tributo aos loucos anos que antecederam o rock, transfigurando-se numa big band dos anos 30, com a promessa de transformar a Avenida no maior salão de dança da cidade, ao ritmo do swing. A crazy dance nascida no Harlem, em Nova Iorque, rapidamente disseminada nos salões de baile de todo o mundo, será recordada pela música de Glenn Miller, Benny Goodman, Count Basie, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, entre outros.

No dia seguinte, 5 de Setembro, é a vez da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música descer novamente à Avenida dos Aliados, agora para um espectáculo dedicado aos ritmos ibéricos, com sonoridades que vão desde o fandango até à ópera, num reportório que inclui o contagiante "Fandango" de  Freitas Branco, mas também as sensuais danças que George Bizet compôs para a ópera Carmen, numa noite de sabor ibérico que terminará com a dança ritual de uma cigana andaluza, procurando ver-se livre do fantasma do marido que a assombra.

Os dois concertos estão marcados para as 22 horas e têm acesso livre. Como é habitual, estão integrados no programa Verão é no Porto, promovido pela Câmara do Porto.

0 comentários: