Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Regionalização? Já não chega. INDEPENDÊNCIA!


A Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas abriu recentemente uma formação generalista, de nível avançado, em gestão pública. Esta acção possibilita a aquisição de conhecimentos para o exercício de funções técnicas superiores e dirigentes na Administração Pública. Vai na 16ª edição. Este curso "é um caminho paralelo ao do procedimento concursal, tendo em vista o recrutamento de trabalhadores" para postos de trabalho superiores e dirigentes. É o que diz a portaria que o regulamenta.

O curso foi aberto a todos os funcionários públicos, independentemente da sua origem geográfica, e foram constituídas turmas em Lisboa e no Porto, como parece bem a qualquer alma que preconize a descentralização. Mas um olhar atento aos lugares de destino destes formandos, que se transformarão brevemente em dirigentes da função pública, revela outra realidade. É que o inquérito promovido pelos competentes serviços estatais no âmbito deste curso, que mais não é do que um "caminho paralelo" para o recrutamento de dirigentes, já concluiu pelo destino destes formandos.

Em 200 vagas, o distrito de Faro receberá um dirigente. Aveiro, Évora, Leiria e Santarém, dois cada. Coimbra e o Porto, onde uma das turmas está a funcionar, acolherão cinco. E os restantes 181 formandos, onde serão integrados? A resposta a esta questão é desnecessária.

O País habituou-nos e habituou-se ao centralismo. E, agora, que está vacinado, uma crónica como esta parecerá à generalidade dos comentadores do regime, apenas e tão-só, mais um laivo de bairrismo exacerbado do populista presidente da Câmara do Porto.

Com o seu eleitoralismo bacoco, Rui Moreira, necessitando desesperadamente de votos nas próximas autárquicas, incomoda tudo e todos com mais esta questão menor. Como foi e continua a ser menor a questão da TAP. Como era e ainda é a dos Fundos Comunitários.

Bem sei que cada um dos Governos que tomam posse em Portugal elege a descentralização como desígnio da legislatura. Bem sei que o fazem com convicção. Só que, para além dos discursos, cada novo Executivo que toma posse torna-se, no dia seguinte, em mais um servidor da máquina centralista do Estado, rubricando leis, aprovando portarias e emitindo despachos que tornam o País cada vez mais desigual e cada vez mais vacinado.  [aqui]

0 comentários: