Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

«O Abocanhado»



O edifício onde está restaurante "O Abocanhado", em Brufe, Terras do Bouro, ganhou dois prémios internacionais de arquitectura. A dupla de arquitectos, António Portugal e Manuel Maria Reis, que concebeu este restaurante foi galardoado com um distinto par de prémios : o Architectural Review Awards for Emerging Architecture e o prestigiado Bienal Miami Beach 2005 – Architecture, Landscape Architectura, Interior Design.

Os merecidos galardões são o justo corolário de um projecto, em que o diálogo com a paisagem, a valorização dos materiais tradicionais, o equilíbrio das proporções, rematam, na perfeição, todo o conceito da construção. Integrado numa encosta da Serra Amarela, na aldeia de Brufe, furta-se ao olhar do visitante porque se funde, num mimetismo, com os socalcos. E, uma vez no interior, corre-se o pano do cenário que nos aguarda, o Vale do Rio Homem. Para ver mais, aqui. E, claro, para além do prazer de conhecer a obra premiada, pode-se juntar a agradável degustação de uns "aggiornatos" paladares tradicionais. Obrigatório!!!

A página referente ao restaurante "O Abocanhado" está aqui, em formato 'pdf', com fotos e texto explicativo, ou até no seu site. A localização é absolutamente fantástica e proporciona uma refeição inesquecível. Os proprietários, o Henrique e a vilacondense Helena, conjuntamente com os arquitectos, conceberam um espaço único, belíssimo, perfeitamente enquadrado, provando que quando há vontade e bom gosto se podem levar avante projectos de sucesso em zonas, aparentemente, com pouca passagem de turistas. Aos fins-de-semana, o restaurante está cheio, com portugueses e espanhóis a reeditaram velhas quezílias, desta vez pela posse de uma mesa.

Se a paisagem é de cortar a respiração, com o vale do rio Homem a dominar a paisagem, o cardápio não lhe fica atrás, com vários pratos feitos com os produtos da região.
Nas entradas, destacam-se, entre outras, as 'pataniscas', os' rojões em vinhas de alho', a 'tábua de enchidos dos lavradores' e a deliciosa 'morcela com legumes'. No main course, realce para o 'cabritinho da encosta de Brufe', o maravilhoso 'javali com arroz de carqueija', 'ossos à lavrador', 'posta à Abocanhado', 'costeleta da Serra Amarela', a 'tibornada de Bacalhau' e o 'bacalhau com migas'. Nas sobremesas, pode escolher-se entre vários pudins: o de 'côco com ameixa', o 'abade de Priscos' e o 'de ovos'. Depois, há 'torta de laranja', 'requeijão com doce de abóbora' e 'pêras bêbedas'. Tudo irrepreensível.
Aconselho, vivamente, uma visita a'O Abocanhado.

0 comentários: