Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Pacto de Regime para a Regionalização





O fraco desenvolvimento e o baixo nível competitivo do Norte de Portugal são prejudiciais para o país. Esta foi uma das ideias principais que ficou patente na passada segunda-feira, no debate do Clube dos Pensadores, sobre o tema 'O Norte e o Porto no Contexto Nacional', que decorreu no Hotel Holiday Inn, em Gaia.

No painel de debate, Álvaro Castello-Branco (vice-presidente da Câmara do Porto), Marco António Costa (vice-presidente da Câmara de Gaia) e Rui Sá (vereador da CDU na autarquia portuense) defenderam um pacto de regime entre as forças partidárias nortenhas que estude a regionalização. Ideia que já tinha sido realçada por Agostinho Branquinho, presidente da distrital do PSD.

Esta seria uma das soluções para combater a diminuição do investimento público numa região que, apesar de ser a mais jovem e de representar 46% das exportações nacionais, detém as maiores taxas negativas de desemprego (9%) e de mortalidade infantil e o menor PIB per capita.

... continuar a ler

0 comentários: