Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Regionalização em 2010

Carlos Lage, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Norte (CCDRN), reclama a realização de um referendo à regionalização em 2010, e nunca depois dessa data. No entender deste socialista, uma vez que apenas há condições para realizar a consulta após as eleições legislativas de 2009, a população deverá ser chamada a pronunciar-se logo no ano seguinte, não fazendo sentido "esperar mais dois ou três anos".

Ao JN, Carlos Lage defendeu que o debate comece já a ser preparado e que os nortenhos se mobilizem, dada a especial responsabilidade que lhes cabe naquela matéria "A região tem aqui um papel essencial. É no Norte que a palavra regionalização tem um sabor mais forte". A isto, Lage acrescenta o facto do Norte ter grande peso populacional e a convicção de que a consciência da necessidade de se criarem regiões aumentou com o crescente intercâmbio com as entidades autonómicas galegas. Além disso, acredita que as resistências à regionalização verificadas no Norte, que atribui a um receio de perda para o Litoral, "já se esbateu".

Lage recorda que a regionalização está no programa do Governo "Ele não se esquece e eu também não", destacou, optimista quanto à aplicação de um novo modelo de administração do território e desejando que a última fase do Quadro de Referência Estratégico Nacional "já possa ser gerido por entidades intermédias eleitas".

Da sua parte, Carlos Lage garante não ter "qualquer inibição em inserir-se na militância regional" e diz que a CCDRN "irá trabalhar de maneira a que as entidades regionais eleitas recebam uma boa herança quando entrarem em funcionamento". Quando tomou posse, Lage afirmou ao JN que a regionalização seria a sua bandeira, ressalvando que a instituição das regiões apenas será uma realidade se for o Norte a lutar por ela.




30 Março 2007

0 comentários: