Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Anedota futebolística

«Perdemos muitos pontos e não é preciso procurar culpados. Empatámos muitos jogos em casa e fora, enquanto o F.C. Porto ganhou. As derrotas e os empates cedidos no início acabaram por definir tudo. Se isso não tivesse acontecido tudo seria diferente. Acho que este ano o F.C. Porto teve uma regularidade que outros não conseguiram. Agora ser mais forte não acho, pois em Dezembro estavam a quatro pontos e vieram à Luz. Foram mais regulares em casa.»

Luisão in Mais Futebol

Jorge Maia no OJOGO explica:
Quê?


Luisão acha que o FC Porto não é mais forte do que o Benfica. É mais regular, diz ele, mas não é mais forte. É capaz de ter razão. A força é uma coisa muito difícil de avaliar e cada um sabe a cruz que carrega. É verdade que o FC Porto ganhou mais jogos do que o Benfica, marcou mais golos e sofreu menos e também é verdade que conseguiu mais 16 pontos do que os encarnados até agora, preparando-se para conquistar o terceiro campeonato consecutivo, um fenómeno cósmico conhecido simplesmente como Tri. E também é verdade que, no único braço-de-ferro entre as duas equipas esta temporada, os portistas até venceram na Luz. Mas nem mesmo isso significa que o FC Porto seja mais forte que o Benfica.

Como Luisão faz questão de sublinhar, se o Benfica não tivesse empatado e perdido tantos jogos, tudo seria diferente. Não há como argumentar com uma lógica assim.

Depois, só os jogadores encarnados sabem a força que têm de fazer para aguentar a cruz que carregam, o enorme peso da história que lhes verga as costas e que os obriga a arrastar os pés pelo campeonato.

Aliás, deve ser por isso que Luisão garante que ser campeão no Benfica é uma coisa diferente. Mais uma vez, o central encarnado tem toda razão.

Ser campeão no FC Porto é sempre a mesma coisa. Todos os anos, a mesma história, uma e outra vez, ad eternum, ad nauseum.

Ser campeão no Benfica é uma coisa única, preciosa, rara, como um eclipse solar, uma aurora boreal, um urso panda ou uma virgem num bordel. Em poucas palavras, é outra loiça.


De... formação
Cópia por sistema

Quase dois anos depois de o FC Porto ter dado início à Visão 611 que, entre muitas outras coisas, prevê a uniformização do sistema táctico em todos os escalões da formação, o Benfica revela uma intenção semelhante. É bonito. Afinal, a cópia é uma das melhores formas de elogio.