Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Blogosfera Portuguesa

Em Portugal, o fenómeno dos blogues apenas começou a dar os primeiros passos a partir de 1999, com o “Macacos sem galho” e o “Dee’s Life“, em Março e Outubro de 1999 respectivamente e o “Altas Doses de Cafeína” em Agosto 2000.

Nesta primeira fase tratava-se de um grupo ainda restrito de indivíduos, interessado sobretudo num registo intimista, e constituído na maioria dos casos por estudantes e adeptos das novas tecnologias.

A partir de 2001, surgem os primeiros blogues ligados à área do jornalismo e da comunicação social, como por exemplo o “Ponto Média“, cujo primeira entrada da autoria do jornalista António Granado, data de 2 de Janeiro de 2001. Em 2002 iniciaram actividade o “Jornalismo Digital” (Fevereiro), o “Jornalismo e Comunicação” (Abril), o “Contrafactos & Argumentos” (Setembro), a “Aula de Jornalismo” (Novembro), e o “Fim do Jornalismo” (Dezembro), entre outros.

No entanto, só em 2003 se assistiu ao verdadeiro crescimento da blogosfera nacional. No primeiro “recenseamento” da blogosfera nacional realizado por Pedro Fonseca, em Janeiro de 2003 foram encontrados 174 blogues. Em Julho do mesmo ano, aquando do encerramento do “Blogs em .PT“, um dos primeiros directórios portugueses de blogues, a lista deste serviço já reconhecia a existência de mais de 900 blogues nacionais.

Alguns dos mais importantes blogues da história da blogosfera nacional apareceram em 2003, como é o caso dos blogues humorísticos “Gato Fedorento” (Abril) ou “O meu pipi” (Maio). Na área da política surgia um blogue “Abrupto” (Maio) cujo asqueroso autor, Pacheco Pereira, se diz do Porto mas que é um tratante odioso e um inimigo do Porto e dos seus valores.

O ano de 2003, fica igualmente marcado pelo aparecimento do primeiro espaço português de alojamento de blogues, o “Weblog.com.pt“, em Junho. Este inovador serviço da responsabilidade do jornalista Paulo Querido tinha por objectivo constituir-se como uma alternativa nacional à plataforma “Blogger“, anteriormente referida. Alguns meses mais tarde, em Novembro, é lançado o serviço “blogs do SAPO” do portal “SAPO“.


Por último, mas não menos importante, 2003 é também o ano, em que é editado, o primeiro livro português sobre weblogues, intitulado “Blogs“, da autoria de Paulo Querido e Luís Enes.

No final de 2003, o número de blogues em Portugal tinha já ultrapassado largamente os 2000, sobretudo graças à grande explosão do mês de Junho.

O crescimento verificado na blogosfera nacional em 2003, continuou a verificar-se nos anos seguintes, da mesma forma, que esta foi ganhando maior visibilidade junto dos media tradicionais. Este crescendo de notoriedade deve-se sobretudo a algumas figuras públicas que para além dos seus espaços de opinião pública em jornais, rádios ou televisões têm blogues onde escrevem periodicamente, como é o caso dos blogues de Vital Moreira ou Ana Gomes, o “Causa Nossa“, Daniel Oliveira com o “Arrastão” ou Francisco José Viegas, primeiro com o “Aviz” e, mais recentemente com o “Origem das espécies“.

Mais recentemente, alguns media tradicionais passaram a incluir blogues nas suas versões online. Por exemplo no jornal semanário Expresso é possível encontrar 16 blogues sobre os mais variados temas, e no jornal diário Público para além de 3 blogues próprios, “Fugas“, “Timor” e “O provedor do Leitor“, alojados na plataforma “Blogger” é ainda possível ter acesso a 8 blogues convidados, incluindo o “Ponto Media” da autoria do jornalista e editor do “Publico.pt“, António Granado.

Outros meios de comunicação social reconhecem nos blogues um papel importante como meio de ligação entre alguns programas de televisão ou rádio e os espectadores ou ouvintes. Por exemplo na SIC-Notícias, os programas “Quadratura do Círculo” ou “O Dia Seguinte” dispõem de blogues onde os espectadores colocam as suas questões ou dúvidas aos comentadores residentes.

Actualmente, a esmagadora maioria dos blogues portugueses encontra-se alojada no Blogger, nos blogs do SAPO, no Weblog.com.pt, adquirido em Janeiro de 2006 pela AEIOU, no Blog.pt ou num domínio e alojamento próprio. Alguns blogues mais antigos têm vindo progressivamente a sair das plataformas de blogues para os seus próprios domínios e alojamentos, como é o caso do blogue “Adufe”, que tendo sido criado em Julho de 2003 e depois de uma passagem por 3 plataformas diferentes, está, desde Janeiro de 2007, disponível em http://adufe.net/.


Referências bibliográficas: Querido, P. & Ene, L. (2003). Blogs. Lisboa, Portugal: Centro Atlântico.