Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Bem me queria parecer....

Estudo: Árbitros podem favorecer atletas que vestem vermelho


Há muito tempo que claques rivais acusam os árbitros de favorecerem equipas como o Manchester United e o Liverpool. Agora parece que podem ter alguma razão de queixa - ambas as equipas usam equipamentos vermelhos e um novo estudo na Alemanha sugere que isso lhes pode uma vantagem nas decisões difíceis

Investigadores da Universidade de Münster testaram a teoria de que os árbitros favorecem inconscientemente os atletas que vestem vermelho em árbitros de lutas de arte marcial como o taekwondo.
Quarenta e dois árbitros assistiram a vídeos de combates e atribuíram pontos aos lutadores. Os atletas tinham um desempenho muito semelhante e um usava azul e o outro vermelho.
De seguida, os investigadores submeteram novamente os vídeos aos árbitros, mas com as cores da roupa trocadas graças a um computador.
Os árbitros deram mais 13% de pontos aos atletas que vestiam vermelho, embora a sua actuação fosse exactamente a mesma de antes.
O estudo complementa a pesquisa do biólogo que estuda evolução, Russel Hill, e que sugere que roupas vermelhas ajudam os atletas a ter um melhor desempenho.
Hill disse que este novo estudo vem de encontro aos resultados de outros desportos Olímpicos de combate, como luta greco-romana e boxe.
Os investigadores alemães acreditam que existe um favorecimento também no futebol, mas menor do que o verificado em desportos de combate.
No SOL