Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Muito bem

Ramalho Eanes desafia portugueses a serem mais exigentes com os governos

"Temos o governo que merecemos, temos os partidos que merecemos", disse o ex-presidente da República, ao falar num colóquio sobre o 25 de Abril.
O ex-presidente da República Ramalho Eanes desafiou os portugueses a serem "mais exigentes" com os governantes, durante um colóquio comemorativo do 25 de Abril, realizado na quinta-feira em Grândola, promovido pela câmara local.
"Nós temos o governo que merecemos, temos os partidos que merecemos, temos os subsistemas de saúde e educação que merecemos, porque somos responsáveis pela nossa sociedade", disse Ramalho Eanes, depois de citar um autor espanhol que responsabilizava os povos submetidos a regimes tirânicos, pela incapacidade de se revoltarem.
"Cabe-nos a nós impor regras, exigir condutas e, quando for necessário, substituirmos os governantes", frisou Ramalho Eanes, no colóquio moderado pelo jornalista Adelino Gomes, em que também participaram o empresário Belmiro de Azevedo, o ... Pacheco Pereira e o presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato, anfitrião e promotor deste colóquio comemorativo do 25 de Abril.
O general que comandou as tropas do 25 de Novembro (de 1975) - que para muitos significou o fim dos excessos do período revolucionário -, acrescentou que "é tempo de mudar" (de atitude), porque deve ser o povo português a definir as linhas do futuro.
Ramalho Eanes foi o último orador no colóquio em que o empresário de Belmiro de Azevedo contou como começou a construir o império da Sonae, de que detinha apenas 17 acções na fase inicial.
Belmiro de Azevedo, um dos maiores empresários portugueses, também se referiu às dificuldades que os portugueses atravessam, deixando um recado às gerações mais jovens para que apostem na qualificação e na "irreverência".
O comentador político advertiu para os perigos da crise económica que se faz sentir a nível mundial, e lembrou que "a democracia não sobrevive bem em ambientes em que as pessoas empobrecem rapidamente".
"Estamos a aceitar coisas que são inaceitáveis: estamos a aceitar que, cada vez mais, sejamos "controlados electronicamente, a aceitar que toda nossa vida possa ser reconstituída pelo estado", frisou.
"Todos os meus movimentos bancários são conhecidos, todos os meus levantamentos no multibanco são conhecidos, os livros que compro numa livraria são conhecidos, se passear pela baixa ... estou permanentemente a ser filmado", frisou o Pacheco Pereira procurando evidenciar a necessidade de os portugueses continuarem a lutar pela liberdade, no dia-a-dia.
Durante o debate que terminou já hoje de madrugada, o jornalista Adelino Gomes leu um noticiário que foi transmitido na Rádio Renascença a 26 de Fevereiro de 1972 (dois anos antes da revolução de 25 de Abril de 1974), e que pouco mais era do que a agenda do então Presidente da República, almirante Américo Tomás.

1 comentários:

Pois, mas ele também foi político e deixou muito a desejar com a formação do PRD.

Um abraço