Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Educadores Cristãos remam contra o desânimo

A Igreja Católica em Portugal encerra hoje a Semana Nacional da Educação Cristã, subordinada ao tema "Educação cristã: um serviço e um compromisso".

A educação em geral neste tempo de crise e a educação cristã em particular jamais foram tarefas fáceis. A Igreja sabe disso, razão por que a Comissão Episcopal da Educação Cristã aconselha os educadores cristãos a vencer o desânimo. Compreende-se que assim seja porque, para a Igreja, a educação sempre foi um imperativo da sua missão evangelizadora. Também o presidente dessa Comissão, D. Tomaz Pedro Barbosa Silva Nunes, bispo auxiliar de Lisboa, defende que a "a educação é o coração do desenvolvimento da pessoa e da sociedade. Educar nunca foi tarefa fácil. As dificuldades com que nos confrontamos não podem dar lugar ao desânimo ou ao cruzar de braços. Há que imprimir, na acção quotidiana, um dinamismo novo, de criatividade e solidariedade". Para a Igreja, a educação é um serviço e um compromisso, envolvendo nela as famílias, as escolas, as paróquias, os movimentos eclesiais e as associações laicais. Numa palavra, a comunidade cristã é, no seu conjunto, responsável pela educação, como seu sujeito, ambiente e meta. Mais do que ensinar uns aos outros, aprendemos todos uns com os outros, quando o ambiente é saudável para a transmissão de valores fundamentais, através do testemunho da fé.
(in JN)

0 comentários: