Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Um passeio pelo coração do PORTO

"Pelo coração do PORTO"
O percurso numa tarde de Setembro na cidade do Porto, em caminhada a pé, desde Santa Catarina até ao Jardim anexo à Escola Secundária Carolina Michaelis.
Multidões de gente nas ruas de Santa Catarina, algumas a exprimirem-se em língua estrangeira e com um comércio activo, transmitiam um cenário de civilização urbana no período de férias.
O velho eléctrico presente em parte do percurso deste Porto antigo, fazia-me situar na década de 1960-1970, onde este meio de transporte proliferava por toda a cidade.
Interessante na Avenida dos Aliados os velhos engraxadores de sapatos com ferramentas artesanais, a darem um brilho ímpar e luxo aos sapatos dos transeuntes que possuem esta vaidade e brio.
A monumentalidade do Porto antigo é digna de se apreciar neste trajecto: o edifício da Câmara Municipal, a Torre dos Clérigos, enfim, o Palácio da Bolsa, a Igreja das Carmelitas a fonte dos Leões e o Jardim da Cordoaria.
O passeio termina, depois de percorrer praça Carlos Alberto e Cedofeita no Jardim anexo a Carolina Michaelis, luxuosamente concebido e tratado.

0 comentários: