Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Valença: Mostra de Lenços de Namorados


De 1 a 29 de Fevereiro decorre no Núcleo Museológico e na Loja de Turismo de Valença uma exposição que apresenta uma centena de lenços de namorados e de noiva, da autoria de 25 artesãs e famílias valencianas.

A grande atracção da mostra é um lenço do século XVIII, um dos exemplares mais antigos conhecidos. Há outro lenço em destaque dentro do género dos lenços que abordavam o tema de «menina rica» e que data de 1830, da autoria de Rosalina das Dores Pinto.
Outro exemplar que merece especial referência é um lenço de noiva de 1897, bordado a branco, por Ana de Azevedo Araújo e Gama, da Casa da Lameira. 
A exposição completa-se com uma grande diversidade de lenços de outras épocas até à actualidade, e também com muitos exemplares dos tradicionais lenços bordados a vermelho sobre linho.
Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara de Valença, considera esta «uma exposição interessante, com lenços únicos e pessoais, que testemunharam verdadeiras histórias de amor, algumas já seculares».
A autarquia, entidade organizadora da exposição, recorda que os lenços de namorados «fazem parte do imaginário popular valenciano, dos álbuns de recordações dos nossos avós e marca dos trajes tradicionais dos agrupamentos folclóricos» e salienta que na etnografia valenciana o lenço está representado no traje de Taião, um traje tradicionalmente domingueiro.
Esta mostra realiza-se no âmbito da iniciativa do município intitulada «Valença Fortaleza dos Namorados». A entrada é gratuita. 

0 comentários: