Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

TIBETE: A China "transformou o país numa prisão"

O presidente do parlamento tibetano no exílio acusou hoje a China de ter transformado o Tibete numa prisão gigantesca, no discurso de abertura da maior assembleia de representantes da comunidade tibetana no exílio desde há quatro anos.

Na abertura do conclave de quatro dias em Dharamsala, uma cidade do norte da Índia, onde o Governo tibetano no exílio tem a sua sede, Penpa Tsering falou mesmo num "estado de lei marcial".

A China transformou o Tibete num território que parece uma prisão", afirmou.

Cerca de 400 representantes dos tibetanos no exílio em todo o mundo vão reunir-se pela primeira vez desde 2008 para definir a sua estratégia face à administração chinesa, após a onda de imolações pelo fogo de membros da sua comunidade, bem como a perspectiva de mudanças políticas em Pequim.

Segundo o Governo tibetano no exílio, 51 pessoas imolaram-se pelo fogo nos últimos três anos, dos quais 41 morreram face à gravidade das queimaduras.

"A questão é como é que nós, povo tibetano que vive no exílio, podemos responder à trágica situação no Tibete atualmente", acrescentou Penpa Tsering.

[DN]





0 comentários: