Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

«Do Holocausto à Salvação»

Do Holocausto à Salvação: A Mulher que Ajudou a Salvar Milhares de Judeus, uma edição recente da  Vogais, narra a fantástica história de Gertrude van Tijn, a mulher que ajudou milhares de judeus a escapar à morte, nomeadamente a partir de Lisboa. O livro é da autoria de Bernard Wasserstein, historiador e professor de História Judaica Europeia Moderna na Universidade de Chicago.
Sobre o livro: «Em Maio de 1941, Gertrude van Tijn chegou a Lisboa vinda de uma Amesterdão ocupada pelos nazis. Vinha com a missão de negociar o refúgio de milhares de judeus, alemães e holandeses, com a permissão das autoridades nazis. Mas seria esta mulher de meia-idade, carregando tamanha responsabilidade, capaz de desempenhar eficazmente a sua missão, estando conotada com os ocupantes?
Teria sido ela um mero peão manobrado pelos nazis, ou a sagaz heroína que pactuou com o inimigo para melhor poder defender o seu povo?
Bernard Wasserstein, um dos maiores especialistas mundiais em História do Século XX, relata a odisseia desta judia alemã com nacionalidade holandesa que contribuiu, apesar da ambiguidade das suas virtudes, para o salvamento de milhares de pessoas.» [daqui]

0 comentários: