Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Curiosidades sobre o País de Gales


  Sabia que a bandeira do País de Gales é a única que não está representada na bandeira do Reino Unido ?!

É a região da Europa com mais castelos por quilómetro quadrado
Castelo de Caerphilly, na zona sul do País de Gales

A região tem, no total, 641 castelos. Dividindo o número de castelos pela pequena área de 20.779 quilómetros quadrados, chegamos a um número impressionante: um castelo por cada 32 quilómetros quadrados.

Foi cenário de Harry Potter
Lembra-se desta cena de “Harry Potter e os Talismãs da Morte”? Foi filmada na costa de Freshwater West, em Pembrokeshire, no País de Gales. A casa foi construída propositadamente para a filmagem, mas, durante o tempo em que esteve de pé, atraiu milhares de turistas à região.

Llanfairpwllgwyngyllgogerychw yrndrobwllllantysiliogogogoch

À entrada da localidade, uma placa explica a forma como se pronuncia o nome. (Wikimedia Commons)

Não, não adormecemos em cima do teclado. É mesmo uma localidade no País de Gales. Com 58 letras, é o local com o nome mais comprido no Reino Unido, e o segundo mais comprido do mundo, só atrás de Taumatawhakatangi­hangakoauauotamatea­turipukakapikimaunga­horonukupokaiwhen­uakitanatahu (85 letras), na Nova Zelândia. Também é a maior palavra registada num domínio de internet: www.llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.co.uk

Naturalmente, nos mapas, nos GPS e nas placas, aparecem versões curtas como Llanfair Pwllgwyngyll ou apenas Llanfair.
 

Não tem o K, o Q, o V e o Z no alfabeto

É verdade. O alfabeto galês não inclui estas letras. Contudo, inclui letras como o “ch”, o “dd”, o “ff”, o “ng”, o “ll”, o “ph”, o “rh” e o “th”.


Só cerca de 20% da população sabe falar galês
Indicações rodoviárias em inglês e em galês, em Cardiff. (Wikimedia Commons)

A língua nativa do País de Gales, o galês, faz parte do património cultural da região. Não é muito parecido com o inglês. País de Gales, por exemplo, em galês escreve-se Cymru. Apesar de serem feitos esforços no sentido de preservar a língua, especialmente através do ensino (as principais universidades da região são bilingues), apenas cerca de 20% da população sabe falar galês.

Acolheu a primeira mensagem via rádio do mundo

Foi a 11 de Maio de 1897. Guglielmo Marconi, inventor do primeiro sistema de telefonia sem fios, enviou a primeira mensagem via rádio de sempre. Entre Larvernock e a ilha de Flat Holm, uma distância de cerca de 5 quilómetros. “Are you ready?” foi o conteúdo da mensagem.
 

0 comentários: