Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

RIJOMAX: o relógio mais completo do mundo está em Tabuaço



É muito provável que nunca tenha ouvido falar do Rijomax. Apesar de ser um invento muito curioso e interessante, nunca foi divulgado o suficiente para percebermos que o seu inventor foi, de facto, alguém muito perto da genialidade, obstinado pela perfeição e que queria ter um relógio verdadeiramente marcante.


Em Tabuaço, dentro da Loja Interactiva de Turismo, está o Rijomax. Este é um relógio inventado e construído por Amândio José Ribeiro, que considerava ser o “relógio mais completo do mundo”. “Uma obra misteriosa”, “Um mundo inteiro dentro de um relógio” está escrito numa das quatro partes que compõem o Rijomax. O nome RIJOMAX é um acrónimo de Amândio José Ribeiro e o relógio foi construído entre 1945 e 1973. Durante 28 anos foram-lhe dedicadas mais de 16 mil horas de trabalho da parte do seu criador.
O senhor Amândio, como era conhecido em Tabuaço, era natural de Pinhel, na freguesia de Santa Eufêmia. Tinha apenas a quarta classe e construiu este relógio que tem fama mundial, entrou no Guiness Book of Records e tem a patente número 12931.

O RIJOMAX tem mais de 16 mil algarismos e letras, pesa mais de 150 quilos e mede mais de 2 metros. O relógio estaria programado para funcionar durante 10 mil séculos em ciclos de 6272 anos. Desde que o seu inventor faleceu, ninguém mais soube como colocar a funcionar o RIJOMAX, que entretanto parou. O relógio indica os movimentos aparentes do sol e da lua, segundos, minutos, horas, hora universal, hora lunar, assinala anos bissextos, marca o nascer e o pôr do sol, marcava os Equinócios e Solstícios, as fases da lua e… muito mais.
Dividido em quatro armários, que Amândio José Ribeiro readaptou para o seu relógio, era possível ter no Rijomax a indicação das semanas, meses, dias, as estações do ano, os signos do zodíaco, os semestres e trimestres, e ainda a mudança de tempo. Tinha também a indicação dos números do Ciclo Solar, do Áureo Número, da Epacta, letra Dominical, eras cronológicas, era de Cristo, os séculos, assinalando ainda os feriados, dias Santos e festas móveis. Tinha barómetro, termómetro e mostrador de pontos cardeais.

O Rijomax tinha ainda incorporado um despertador com música e acendia a luz à hora desejada. Como se não bastasse… o relógio falava dizendo as horas e “uma saudação em vocabulário religioso”, acordando o inventor todos os dias.


Nascido em 1912, Amândio José Ribeiro, viveu 90 anos como relojoeiro e ourives de profissão. Desde criança que brincava com relógios e conseguiu transformar o Rijomax no mais completo relógio do mundo. Em 2002, vendeu o relógio à Câmara Municipal de Tabuaço, que considerou que o relógio devia fazer parte do Património do Concelho. Um dos leitores enviou-me este vídeo, onde se pode ver o relógio a funcionar e onde o José Hermano Saraiva fala com o inventor Amândio José Ribeiro (vejam aos 8 minutos e 25 segundos).
[daqui]




0 comentários: