Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Velho edifício do Governo Civil do Porto está como novo e acolhe empresas


Para quem não visita a Baixa do Porto há três ou quatro anos poderá parecer incrível que lhe cheguem notícias como esta. Em poucos anos, o Porto regenera-se e explode suavemente dentro de edifícios que há pouco ameaçavam ruína e agora são o sangue novo que alimentará esta e, sobretudo, as próximas gerações. O do antigo Governo Civil do Porto era um deles, esteve para ser hotel e hoje abriu como centro empresarial.

O District Offices and Lifestyle foi hoje oficialmente inaugurado por Rui Moreira e pelo promotor Endutex, uma empresa industrial do Norte que agora investe também em empreendimentos nas cidades. Neste caso, reabilitou um velho e abandonado edifício histórico, entre a Praça da Batalha e os Guindais e já alberga 55 empresas, muitas delas dos sectores tecnológicos e da comunicação, mas há também pequena restauração, designers de moda e até cabeleireiros. Um verdadeiro ecossistema empresarial, como lhe chamou Rui Moreira, construído com investimento privado, jovens empresas e mão-de-obra local e muita imaginação.



A reabilitação do antigo edifício do Governo Civil do Porto e que também já albergou a Polícia, custou dois milhões de euros, que transformaram os seis mil metros quadrados em 66 espaços empresariais, já totalmente ocupados por 55 empresas. São centenas de postos de trabalho, maioritariamente jovens e de indústrias criativas, sem investimento público, mas com uma contribuição municipal: a facilitação nos licenciamentos e a rapidez com que ocorreram. No total, estão investidos mais de 3,5 milhões de euros no empreendimento.

Em dois anos, de um edifício histórico, mas inútil e em pré-ruína, construiu-se um importante centro empresarial numa área da cidade que promete dar um salto histórico de reabilitação e transformação urbana nos tempos mais próximos.

Com efeito, a poucos metros, está em construção o Centro de Saúde da Batalha, também ele a reabilitar um velho mais notável edifício e, não muito longe, na Praça, a autarquia prepara-se para iniciar o processo de rejuvenescimento do Cinema Batalha, criando ali uma casa do Cinema que o Porto nunca teve.

Com o Teatro de São João reabilitado há cerca de ano e meio, com vários edifícios daquela zona também recuperados da ruína em que se encontravam pela hotelaria, a zona da Batalha está a assistir a uma admirável transformação feita, maioritariamente por privados, mas onde o Estado e a Autarquia têm tido também um papel fundamental.

No District pode, por isso, encontrar escritórios, espaços de co-work, pequena restauração, espaços de pequeno mercado, auditório e comércio. Segundo o presidente da Endutex, quando adquiriu o edifício ao Estado tinha a ideia de ali construir um hotel, mas mudou de ideias e em 2014 começou a obra que agora terminou.

0 comentários: