Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

1 Livro por Mês: JUNHO, JULHO e AGOSTO

Um triologia espantosa para leitores peculiares
Tudo começou com o facto de ter visto o filme de Tim Burton baseado no romance de estreia do autor americano Ransom Riggs. A história é contada através de uma combinação de narrativa e fotografias vernaculares dos arquivos pessoais de colecionadores listados pelo autor.
O livro foi inicialmente concebido para ser um livro de imagens com fotografias que Riggs havia colectado, mas a conselho de um editor da Quirk Books, ele acabou por usar as fotografias como um guia para montar uma narrativa.
Como se pode perceber, Riggs era um colecionador de fotografias, mas precisava de mais para o seu romance. Foi assim que conheceu Leonard Lightfoot, um colecionador conhecido no Rose Bowl Flea Market e que o foi apresentado a outros coleccionadores.O resultado foi uma história sobre um menino que segue pistas de fotografias antigas de seu avô, que o conduz a uma aventura que o leva a um grande orfanato abandonado em uma ilha galesa.
Os críticos em geral elogiaram o livro pelo uso criativo de fotografias vintage, assim como boa caracterização e cenário.

Livro I :  O lar da senhora Peregrine para Crianças Peculiares


Este romance é muito mais do que a capa possa sugerir. Parece um livro assustador, mas, não deixando de o ser, é isso sim uma bela história num mundo de magia e fantasia que não pode deixar de ser emocionalmente associada às aventuras de Peter Pan.
A história fala de Jacob, um complicado adolescente americano de 16 anos (ainda mais complicado do que um teenager normal) muito ligado ao seu avô, um homem conhecido por contar histórias mirabolantes alegadamente verdadeiras. Após a morte do avô em circunstâncias estranhas e violentas, Jacob torna-se um rapaz ainda mais complicado e fechado em si próprio. Os pais acabam por concordar que a solução para tal pode passar por um melhor conhecimento do passado do avô. Assim, Jacob e o pai viajam então para uma ilha remota do País de Gales na senda do passado do seu avô e o rapaz acaba por literalmente  viajar no tempo até à Segunda Guerra Mundial. É que nessa ilha Jacob descobre numa casa abandonada um portal que dá acesso ao passado, onde finalmente verá esclarecidas todas as dúvidas em relação ao avô e a si próprio. Do outro lado do portal depara-se com um grupo de crianças peculiares, com quem irá espantar-se e viver grandes aventuras e desvendar mistérios de passado/presente.
Mesmo sendo uma obra com grande aposta nos diálogos, apresenta boas descrições de lugares e ambientes e presenteia o leitor com um final pleno de acção e emoção.
O romance, aparentemente, será vocacionado para os mais jovens, mas não duvidem de que é bem apropriado para os mais velhos dado o seu imaginativo e bem concebido enredo, capaz de assustar, intrigar e maravilhar.
 
O livro está recheado com as tais fotos estranhas que Ransom Riggs descobriu:
 
  
 
Filme By Tim Burton
com interpretações de Eva Green, Asa Butterfield e Samuel L. Jackson, entre outros:

 
 
Livro II :  Cidade sem Alma
 
"Hollow City" é o segundo volume da trilogia “Miss Peregrine’s Peculiar Children” do escritor americano Ransom Riggs. A história continua exactamente onde para o primeiro livro “Miss Peregrine’s Home For Peculiar Children”.

Este volume começa precisamente por rever a fuga das crianças peculiares de Miss Peregrine ao grupo de hollows e o resgate de Miss Peregrine, que havia sido sequestrada, e agora está na forma de pássaro. A casa e o loop em que as crianças viveram durante 80 anos não existe mais e agora elas estão a decidir o que fazer e quais serão seus próximos passos. O grupo precisa ajudar a Miss Peregrine que por algum motivo não consegue retornar à sua figura humana. Elas deslocam-se até Londres, a cidade onde esperam encontrar a ajuda necessária para sua mentora e protectora.

O livro todo apresenta o que acontece nos três dias que antecedem a chegada a Londres das crianças. Obviamente essa viagem não é fácil. Os mesmos hollows e wights que destruiram o lar das crianças e o loop em que viviam continuam a persegui-las, dificultando cada passo que elas precisam dar.
A reviravolta no fim da história é incrível e completamente inesperada. É essa reviravolta que faz com que o segundo livro não seja um caso perdido, e ao mesmo tempo é o que engata a história do livro seguinte.

 
Livro III :  Biblioteca de Almas
 
«A Biblioteca de Almas» encerra a trilogia das Crianças Peculiares da Senhora Peregrine, de Ransom Riggs e assim as aventuras de Jacob Portman, o herói que viajou no tempo para encontrar as crianças peculiares e que descobre que também ele é detentor de uma peculiaridade. Em Biblioteca de Almas todas as pontas soltas que ficaram dos volumes anteriores são agora compreendidas, com uma história a decorrer dentro das características que cativaram milhares de leitores em todo o mundo, incluindo Portugal: um mundo fantástico e uma acção que decorre com vários momentos de tensão e suspense, que tornam a sua leitura absolutamente excitante e compulsiva. Chegou às livrarias a 10 de Fevereiro passado.
Como já foi dito no início, foi a partir de uma colecção pessoal de fotografias vintage que Ransom Riggs partiu para a criação deste surpreendente best-seller. Várias dessas fotografias podem ser apreciadas ao longo dos vários capítulos desta obra, podendo provocar, algumas delas, verdadeiros arrepios.
Neste volume, acompanhamos Jacob Portman, o herói que viajou no tempo para encontrar as crianças peculiares, explora a sua peculiaridade e descobre um poder até então desconhecido. Acompanhado de Emma Bloom, a rapariga que consegue produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão capaz de localizar qualquer peculiar, parte numa viagem ao passado para tentar salvar os seus amigos peculiares… e o futuro de todos eles. Defrontam um exército de monstros assassinos que culmina numa batalha épica pelo futuro das crianças peculiares. A aventura que começou em O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares e que continuou em Cidade sem Alma chega agora a uma emocionante conclusão em Biblioteca de Almas.
 
Sobre o autor: Ransom Riggs cresceu na Florida, mas vive agora numa terra cheia de crianças peculiares: Los Angeles. Começou desde cedo a ler histórias de terror e a ver comédias britânicas na televisão, o que pode explicar o seu estilo também peculiar. Além da escrita, as suas paixões são o cinema, a fotografia e viajar.

0 comentários: