Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Casa Museu Marta Ortigão Sampaio celebra aniversário de Aurélia de Souza


Hoje, dia 13 de Junho, a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio tem preparada uma programação especial. Às 16 horas, o espaço museológico municipal convida a descobrir a vida e a obra da pintora Aurélia de Souza com enfoque no seu autorretrato, vestida de Santo António.

A data não é escolhida ao acaso e, na verdade, encerra em si uma dupla celebração. 13 de Junho era o dia do aniversário de Aurélia de Souza e, talvez por essa ligação umbilical a Santo António - santo padroeiro que tem esta data a si reservada - a artista personificou-o num dos seus autorretratos, uma obra emblemática que vale a pena ver ou rever.

Considerada uma das mais importantes pintoras portuguesas, Aurélia de Sousa nasceu em Valparaíso, no Chile, a 13 de Junho de 1866. Filha de emigrantes portugueses no Brasil e no Chile, chegou a Portugal ainda com tenra idade. Iniciou o seu percurso artístico na Academia de Belas-Artes portuense, tendo feito a sua primeira exposição em Paris. Regressou a Portugal em 1901, onde produziu uma pintura influenciada pelos estilos mais inovadores do seu tempo, do naturalismo ao pós-impressionismo.

Segundo Raquel Henriques da Silva, que escreveu a biografia da pintora, a obra de Aurélia de Sousa "regista a silenciosa narrativa da casa: a presença da velha mãe, os afazeres das mulheres e das crianças, os cantos escuros da cozinha e do atelier, as tardes em que a luz se confunde com os fatos de verão, os caminhos campestres ou as vistas do rio".

Com uma pintura caracterizada por uma assinatura vigorosa, raramente volumétrica, Aurélia de Souza soube transpor com mestria para as telas os jogos de luz e sombra. Faleceu no Porto aos 55 anos, em 1922.

CASA MUSEU MARTA ORTIGÃO SAMPAIO
Rua de Nossa Senhora de Fátima, 291 (junto à Rotunda da Boavista).
De terça-feira a sábado, das 10 às 17,30 horas.
Domingo das 10 às 12,30 horas e das 14 às 17,30 horas.
Encerra à segunda-feira e dias feriados. 
[artigo e imagem daqui]

0 comentários: