Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto posiciona-se na vanguarda da investigação em biotecnologia na Europa

Miguel Nogueira

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto vai receber um importante incentivo financeiro, na ordem dos 50 milhões de euros, para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas com a investigação de fontes de energia alternativas ao petróleo. O protocolo, hoje assinado pelo primeiro-ministro na Stanford Hoover Institution, em São Francisco, Califórnia, envolve a AICEP - Agência para o Comércio Externo de Portugal e a multinacional norte-americana Amyris, em consórcio com a Escola Superior de Biotecnologia.

Este é o mais significativo apoio financeiro alguma vez realizado em Portugal, que consubstancia a aproximação entre o universo académico e de investigação e o mercado.

No website da Escola de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto já estão a decorrer Open Calls (candidaturas de recrutamento) para o Alchemy Project, um projeto que liga a instituição de ensino superior e a AICEP à Amyris, uma multinacional sediada nos EUA que tem-se evidenciado na investigação e desenvolvimento de fontes de energia alternativas ao petróleo, responsável pela maior parte da fatia do financiamento.

A primeira fase do projecto, que ficará cumprida até ao final de 2022, tem como principais pressupostos: a valorização económica de coprodutos/resíduos de processos fermentativos; a criação de produtos de software destinados a facilitar e a melhorar o processo de design; a melhoria dos processos de fermentação, capazes de garantir o aumento da eficiência na produção de biomoléculas; e a construção de uma abordagem científica inovadora para acelerar a descoberta de novas biomoléculas que podem vir a ser comercializadas em diversas aplicações de mercado, nomeadamente no universo farmacêutico, da cosmética, da nutrição, da agroquímica ou da indústria de materiais.

A formalização deste protocolo sucede ao anúncio realizado no início deste ano, informa em comunicado a Amyris, ressalvando que o apoio financeiro agora materializado à Escola de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto constitui um importante impulso à investigação de fontes de energia verdes na Europa.

O Alchemy Project é ainda cofinanciado pelo Portugal 2020 e pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

0 comentários: