Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

São João pede o mês à cidade para fazer a festa

Junho é mês de festa na cidade do Porto. Concluída que está mais uma edição do NOS Primavera Sound, é tempo de começar a preparar o São João e a chegada da noite mais longa do ano.

No Porto, uma noite não chega para celebrar o São João. A festa que leva toda a cidade à rua começou logo no primeiro dia de junho e vai prolongar-se até ao feriado de 24 de junho, por entre bailes e bailaricos, rusgas e arruadas, mercados de rua, exposições, oficinas e concursos, festivais, regatas, fogo-de-artifício e, claro, muita música.

Um pouco por todo lado, já se sente o ambiente próprio da festa maior da cidade. Os manjericos já espreitam, os divertimentos já se instalaram na Rotunda da Boavista e nas ruas e praças mais típicas do Porto já se fazem bailaricos e arrais noite dentro, por entre o cheiro das sardinhas assadas e dos pimentos grelhados.
Mesmo sem balões, há rituais que não se perdem e se renovam a cada ano, mantendo viva esta tradição secular, que percorre gerações e continua a contagiar todos os que nela participam, repetidamente ou pela primeira vez.

ENTRE CASCATAS, BANDEIRAS, MARTELOS E MANJERICOS

Marcadamente popular, a festa volta a convocar os portuenses através de dois projetos comunitários ligados a símbolos tradicionais do São João.
O primeiro desses projetos está já em marcha e consiste na construção de uma cascata comunitária de São João no Mercado Temporário do Bolhão, em resultado de várias oficinas abertas à participação de toda a população e que está já a decorrer no mercado e em duas oficinas de cerâmica do Porto. A inauguração está marcada para o dia 22 de junho.

O outro projeto, designado de "Rua de São João" apela igualmente à participação da comunidade, convocando comerciantes, residentes, turistas e público em geral a decorarem um troço da Rua de Fernandes Tomás, junto ao Mercado Temporário do Bolhão, com bandeiras nas cores tradicionais do São João, através de uma oficina desenvolvida pela OUPAS Design, ao longo da manhã e tarde de 22 de junho.

Mas há outros símbolos tradicionais da festa de São João que estarão também representados na cidade, quer seja na exposição do Concurso Martelinhos de São João, patente até 30 de junho no Palácio das Artes, quer seja na Praça General Humberto Delgado, com a instalação Flores de Manjerico, da autoria do coletivo FAHR, entre 16 a 23 de junho.

BAILES, ARRUADAS E RUSGAS DE SÃO JOÃO

Sendo uma festa dos portuenses e que se espalha um pouco por toda a cidade, o São João faz-se também de bailes e arraias que enchem de cor e de música popular as várias freguesias do Porto, com várias propostas para quem quiser cantar e dançar ao ar livre.

O ponto alto será, claro, o fim de semana de 22 a 24 de junho, com as Rusgas de São João a marcarem a contagem decrescente para a chegada da noite mais longa do ano da cidade do Porto.

Marcadas para a noite de 22 de junho, a partir das 21,30 horas, as Rusgas de São João vão este ano desfilar em torno da Avenida dos Aliados, mantendo-se a exibição obrigatória perante a bancada do júri na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
Tal como define o regulamento, cada rusga receberá uma pontuação com base em elementos como os trajes, os adereços, os cenários, a música e a coreografia.

Nesta edição estarão a concurso sete rusgas, em representação de cada uma das freguesias (ou Uniões de Freguesia) do concelho do Porto, num total de mais de 1.100 figurantes.

CONCERTOS NA AVENIDA E FOGO DE ARTÍFICIO NA PONTE

De 23 para 24 de junho, o ciclo de Concertos na Avenida vai ter como denominador comum a música popular portuguesa.

A abrir a noite, pelas 22 horas, os Aliados transformam-se no maior arraial da cidade, apresentando um concerto que pretende ser uma homenagem a um dos grupos que mais músicas dedicou ao São João do Porto: o Conjunto António Mafra.
Logo após o espetáculo de fogo de artifício sobre o rio Douro, será a vez de José Cid subir ao palco da Avenida dos Aliados para animar a noite mais longa e festiva do ano na cidade do Porto.

Mas como o São João não se esgota na noite, a tarde de 24 de junho reserva ainda mais uma atuação no palco dos Aliados, agora com a Banda Sinfónica Portuguesa, no tradicional Concerto de São João, este ano com início às 17 horas e a presença especial do Quarteto de Clarinetes de Lisboa.


0 comentários: