Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Vozes de ouro trazem para o Porto vitória no concurso internacional Praga Cantat

O Ensemble Vocal Pro Musica, do Porto, arrecadou um diploma de ouro na competição Praga Cantat 2018, que terminou na capital da República Checa no fim de semana.

Na 32.ª edição deste concurso, estiveram representados 14 países através de um total de 22 coros, tendo o Ensemble Vocal Pro Musica sido o responsável pela única presença portuguesa.

A formação do Porto esteve a concurso na categoria de Música Sacra, onde obteve o diploma de ouro. Recebeu ainda um Prémio Especial do Júri pela interpretação da peça "Abendlied", de J. Rheinberger. Além disso, o grupo foi um dos seis apurados entre os 22 coros participantes para o Grande Prémio.

Esta foi a primeira vez que Portugal esteve representado nesta competição internacional que se realiza na cidade de Praga.

O Ensemble Vocal Pro Música é composto por cerca de 80 coralistas e, sob a direção de José Manuel Pinheiro, maestro e seu fundador, realizou numerosos concertos de norte a sul do país, dos quais se destacam as parcerias com a Orquestra do Norte e com a Orquestra de Guimarães. Conquistou também já vários prémios e distinções, como o diploma de prata na Categoria de Jazz e Música Latina no 5.º Concurso Internacional de Coros em Riva del Garda, Itália (2003), a medalha de bronze na Categoria de Coros Mistos no 8.º Concurso Internacional de Coros de Atenas, Grécia (2004), e o diploma de ouro correspondente ao 1.º lugar na Categoria de Música Sacra e Grande Prémio de Veneza, no 5.º Concurso e Festival Internacional de Coros realizado nessa cidade italiana em 2007. (daqui)



0 comentários: