Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Colaborador da Rádio Valdevez afastado após pergunta sobre “toupeiras” no SC Braga-Moreirense


Um colaborador da rádio Valdevez, ao serviço de um órgão de comunicação social de Ponte da Barca, esteve no SC Braga-Moreirense, do sábado passado, e, no final, na sala de imprensa, fez uma pergunta a Ivo Vieira, que deixou o treinador da equipa de Moreira de Cónegos sem reacção.


O relvado, o que é que achou? O relvado estava bom ou estava… Percebe porque lhe faço esta pergunta… Não havia sinais de toupeiras, ali?”.
O treinador madeirense desenvencilhou-se da caricata pergunta dizendo que estava ali “para falar sobre o jogo” e a questão por lá ficou.
Contudo, as reacções a censurar a situação, nomeadamente através das redes sociais, fizeram-se sentir.
Foi este pseudo jornalista que fez aquela triste figura que envergonha qualquer jornalista”, escreveu um internauta.
Face às mensagens de desagrado que recebeu, a rádio local de Arcos de Valdevez sentiu-se na obrigação de suspender a colaboração com Duarte Barros, apesar de, repita-se, o mesmo ali ter estado ao serviço do jornal “Notícias da Barca”, do concelho vizinho de Ponte da Barca.
A reacção foi feita em comunicado, publicado através do Facebook.
“Tendo em conta a lamentável conduta do sr. Duarte Barros na conferência de imprensa após o final do jogo S. C. Braga – Moreirense da passada noite de sábado, vimos esclarecer e comunicar o seguinte:
1 – A Rádio Valdevez não enviou oficialmente nenhum colaborador para a cobertura do jogo S.C. Braga – Moreirense.
2 – Pese embora o Sr. Duarte Barros não estivesse ao serviço da Rádio Valdevez no jogo em causa e muito menos quando fez sua intervenção na conferência de imprensa após o final do jogo, vimos publicamente pedir desculpas aos ofendidos e informar que o mesmo está, a partir deste momento, suspenso definitivamente de quaisquer funções como colaborador da Rádio Valdevez.

A Rádio Valdevez demarca-se totalmente da conduta lamentável do Sr. Duarte Barros e pede uma vez mais publicamente, desculpas pelo sucedido.
Arcos de Valdevez, 2 de Dezembro de 2018.
O Presidente da Direção da Rádio Valdevez
José Rocha”, escreveu a rádio.
Contudo, a decisão de (apenas) suspender o colaborador, não “agradou” e, mais tarde, 17 horas depois, segundo registos daquela rede social, a Rádio Vez fez uma nova publicação: “A Rádio Valdevez informa que Duarte Barros está definitivamente afastado desta estação”.
Esta segunda-feira à tarde, depois de ter tido conhecimento da situação, O MINHO falou com o visado sobre a polémica gerada em torno da situação por si criada.
Duarte Barros, de 66 anos, ex-funcionário da Segurança Social, onde se aposentou há doze, em 2006, começou a trabalhar em Ponte da Barca, quando foi convencido a fazer rádio, apesar de achar “que não tinha jeito para a coisa”.
Mais tarde, fruto da sua maneira simpática de comunicar com o auditório da Rádio Barca, diz ter sido incentivado a mudar-se para a rádio da sua terra, a Rádio Valdevez, onde está desde 2009:”Até o presidente da Câmara me veio pedir para ir para lá”.
Adepto do FC Porto, paixão que não esconde, Duarte Barros chegou mesmo a trabalhar seis meses no Porto Canal – “foi o topo que atingi” – antes de o seu clube ter comprado e assumido a gestão da estação de televisão.

Sobre o episódio do sábado passado, lamenta “a brincadeira”, mas não é nada que lhe tire o sono.
Recebi muitas chamadas de benfiquistas e, até o meu filho, que está em Angola, me disse que até em Angola estão comigo“.
Em Arcos de Valdevez, um dos maiores benfiquistas da vila confirma a popularidade e honestidade de Duarte Barros, que, pela forma como comunica, já tem recebido vários convites da comunidade emigrante para ir aos seus países de residência.
Há vários anos que faz relatos [dos distritais] na Rádio Valdevez e cativa muita gente, apesar de passar muito tempo a falar sobre tudo menos de bola (risos)”, conta.
No sábado passado, o SC Braga recebeu e venceu o Moreirense, por 2-0, em jogo da 11.ª jornada da I Liga.

0 comentários: