Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Ex-juíza francesa e o caso Rui Pinto: "Portugal protege os poderosos e corruptos"

Eva Joly abordou a detenção do denunciante do Football Leaks e criticou a actuação da Justiça portuguesa.
Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público de 147 crimes e continua detido em Portugal. Eva Joly, ex-juíza de instrução que chegou a candidatar-se à presidência francesa em 2012, criticou a actuação da Justiça portuguesa em relação ao denunciante do Football Leaks, referindo mesmo que a legislação lusa "devia ser actualizada".
"Numa altura em que a União Europeia adotou uma diretiva com vista à melhoria da proteção de 'whistleblowers', Portugal está a tomar a direção errada ao tratar Rui Pinto desta forma. Enquanto Rui Pinto está na prisão em Portugal, procuradores de nove países (incluindo França, Bélgica, Espanha, Holanda e Inglaterra) abriram investigações baseadas nas revelações do Football Leaks", assinala a antiga magistrada, que foi também membra do Parlamento Europeu.
Num comentário assinado no jornal norueguês VG , Eva Joly refere que há uma organização sem fins lucrativos - a Signal Network - que apoia denunciantes como Rui Pinto e que estima que já foram passados 35 milhões de euros em multas com base na informação divulgada pelo Football Leaks.
"É um facto que a cooperação de Rui Pinto com os procuradores estrangeiros parou desde que foi preso em Portugal. A detenção atrasa o trabalho que outros países estão a fazer na luta contra a corrupção no futebol", acrescenta Joly, apontando o dedo às autoridades lusas:
"O que é que Portugal está a fazer para combater a corrupção na indústria do futebol? Nada? Portugal está a investigar a corrupção revelada através do Football Leaks? A resposta curta é não. As autoridades portuguesas sublinham que não pdoem usar as revelações do Football Leaks, uma vez que consideram terem sido obtidas ilegalmente. Quando o enquadramento legal não é suficientemente bom para combater a corrupção, é hora de Portugal pensar se a legislação não deveria ser alterada. É hora de Portugal se desenvolver", assevera a ex-juíza, antes de concluir.
"Portugal devia actualizar a sua legislação para que consiga combater a corrupção no futebol de forma eficaz. Caso contrário, Portugal só será visto como um país com um sistema legal ultrapassado, que protege os poderosos e os corruptos e prende os que escolhem falar", remata Eva Joly.

0 comentários: