Páginas

segunda-feira, 27 de março de 2006

Presidente ucraniano sofre pesada derrota

Moscovo pode ter motivos para sorrir. Os ucranianos optaram, nas urnas, pelos adeptos de uma Ucrânia virada para Rússia. E, surpresa da noite, o partido do Presidente ficou atrás da formação da ex-Primeira-Ministra. Ao contrário do que as sondagens indicavam.
Continua, todavia, a dúvida, quanto ao próximo Governo de Kiev. Com o partido da ex-Chefe de Governo, que deseja novamente o posto, talvez o Presidente ucraniano tenha de engolir um sapo e formar coligação, afastando, deste modo, os vencedores eleitorais da noite. O que duvido. Pois entre os vencedores da noite e adeptos de uma Ucrânia virada para a Rússia e uma política que ambiciona desmesuradamente o poder, qual dos dois o melhor.
De qualquer forma, o Presidente foi o grande derrotado e, mesmo não vencendo a eleição, a antiga chefe do Governo é uma das triunfadoras. O candidato presidencial derrotado em 2004 foi o grande vencedor. Contudo, se os antigos aliados da Revolução Laranja se entenderem e formarem Governo, a vitória eleitoral pode ter um travo bastante amargo.

Sem comentários:

Enviar um comentário