Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Matrecos

Embora venha referido, por vezes, que os Matrecos foram inventados em Portugal, a realidade é outra. De facto, o "pai" dos matraquilhos foi um galego, hoje com 86 anos, de seu nome Alejandro Campos Ramirez, nascido em Finisterra (e que, aliás, adoptou "Finisterra" como seu apelido). O jogo foi inventado durante a Guerra Civil de Espanha, com o intuito de arranjar um modo de as crianças com handicaps graves, na sequência da guerra, poderem continuar a jogar futebol e a sentir as emoções do "desporto-rei".

Actualmente, o "futbolín" está muito desenvolvido em Espanha, com campeonatos regulares entre as regiões

web-matrecos-alejandro.jpg

Alejandro Finisterra

Editor e escritor, Presidente da "Fundação León Felipe", académico correspondente da Real Academia Gallega, membro da "Societé des Auteurs et Compositeurs Dramatiques" de França, da Federação Internacional de Jornalistas e da Associação de Escritores de Espanha, Alejandro Finisterra desenvolveu uma extraordinária actividade cultural no México, sendo co-fundador da Associação de Escritores do México, membro do Ateneo de Galicia no México e de outras colectividades naquele país. Fundou e dirigiu, durante 20 anos, uma revista de poesía universal. Poucos sabem que foi o inventor dos "matraquilhos".

Podem ver as regras entrando aqui.

0 comentários: