Uma das últimas sensações no âmbito da comunicação corporativa interna e externa é o uso dos blogs para estabelecer um canal de comunicação maiseficiente, bidirecional e instantâneo. Fora do Brasil diversas companhias já utilizam essa ferramenta e experimentam melhoras sensíveis na geração deoportunidades e nas vendas.
Mas como começar e como identificar o blog como um meio de se fazer marketing,otimizar processos e estabelecer um canal de comunicação aberto com o mercado e com colaboradores?**
A resposta é simples e directa: conhecendo a blogosfera.
Para conhecer os benefícios e entender como o blog pode ser usado nos seusnegócios, enumeramos alguns passos importantes:
- Explore casos nacionais e internacionais do uso de blogs em pequenas, médias ou grandes empresas, segundo a necessidade do seu negócio.
- Explore blogs que discutem assuntos referentes à sua área de atuação ou indústria.
- Explore blogs que discutem metodologias e dicas de gestão empresarial (Marketing, Logística, Gestão de projetos, Gestão do relacionamento com clientes, Gestão do conhecimento).
- Crie uma lista de leituras obrigatórias com base nos blogs levantados acima, e uma esta lista com endereços de blogs que discutem o tema de blogs corporativos.
Com isso, rapidamente você passará a entender melhor como convencer suaempresa a implementar um blog, que assuntos poderia explorar, que linguagemdeverá ser usada, e, principalmente, que tipo de blog se adequa melhor ao seu negócio e quais retornos ele pode trazer no curto, médio e longo prazo.
Para saber mais:
- Livro Blog Corporativo (http://www.novateceditora.com.br/livros/blog)
- Livro Blog Corporativo. Um guia prático dos benefícios e armadilhas dos blogs usados em empresas. Apresentação de casos práticos e estudos de caso. Mais informações no website da Novatec Editora ( http://www.novateceditora.com.br/livros/blog).
- http://www.blogcorporativo.net/ - Blog oficial do livro Blog Corporativo. Apresenta exemplos nacionais de blogs de grandes, médias e pequenas empresas.
- http://www.thenewpr.com/ - New PR Wiki. Possui uma imensa lista de empresas e presidentes de empresas que utilizam blogs internamente para seus colaboradores e parceiros, e externamente para os clientes e mercado. Apresentações e teses sobre o assunto.
- http://www.businessblogconsulting.com/ - Blog mantido por profissionais respeitados no assunto. Dicas, links, exemplos, discussões e casos de sucesso do uso de blogs como ferramenta de comunicação.
- http://www.springwise.com/ - Blog dedicado à exploração de novas idéias de negócios e tendências na maneira de comercializar e fazer o marketing de produtos e serviços.
0 comentários:
Enviar um comentário