Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto e Enoturismo

Enoturismo: Cada turista gasta em média 78 euros no Porto 

Um estudo da associação Rede de Capitais dos Grandes Vinhedos apurou que, em média, cada visitante do Porto e região vinhateira envolvente aplica 78,4 euros na aquisição de produtos ou usufruto de serviços de enoturismo.
O estudo, que foi pela primeira vez apresentado em Portugal, na conferência internacional Oporto Wine Tourism, revela que Florença, em Itália, é a cidade-membro daquela associação onde cada turista investe mais naquele tipo de bens, com 146 euros, seguindo-se Napa Valley, nos Estados Unidos, com 136,5 euros por entrada.
Na conferência, que termina na quinta-feira, cerca de 20 especialistas em turismo, vinhos e gastronomia discutem o enoturismo enquanto motor económico local e regional.
O estudo, apresentado pela secretária-geral da Rede de Capitais dos Grandes Vinhedos, Catherine Leparmentier, revela que, para 68,9 por cento dos 454 inquiridos, a principal vantagem que as empresas e os produtores de vinho encontram nas actividades relacionadas com o enoturismo é o «benefício da imagem».
Em segundo lugar, surge o aumento de receitas, 61,9 por cento, seguindo-se a notoriedade do produtor e/ou marca, 53,8 por cento, o contributo para o aumento do turismo, 52,8 por cento, o aumento de emprego, 35,6 por cento e a responsabilidade social, 24 por cento.
Outra conclusão é que, para 63,3 por cento dos entrevistados, o enoturismo é «uma boa alternativa para enfrentar períodos de crise económica».
O estudo baseou-se em entrevistas a produtores de oito das nove cidades, nomeadamente, Cidade do Cabo, na África do Sul, Bordéus, em França, Florença, em Itália, Mendoza, na Argentina, Mainz, na Alemanha, Bilbao-Rioja, em Espanha, Porto e S. Francisco-Napa Valley, Estados Unidos, que fazem parte da Rede de Capitais dos Grandes Vinhedos (RCGV), de fora ficou Christchurch, na Nova Zelândia. No Porto, foram entrevistados 27 produtores.
O Oporto Wine Tourism Forum, que reúne no Palácio da Bolsa mais de 550 participantes de diversas zonas do país, é uma organização da Associação Comercial do Porto, com o cofinanciamento do programa comunitário ON.2 - O Novo Norte e produção da Essência do Vinho.
A iniciativa terminará com um almoço em homenagem ao jornalista e crítico gastronómico David Lopes Ramos, com donativos a reverterem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Fonte: Lusa, via Douro Porto in Facebook

0 comentários: