REGRAS GERAIS
* PREPARAR CAMINHO: Começar por prejudicar a EQUIPA A para, no momento decisivo, acabar com as esperanças da EQUIPA B - cria a Impressão de que o árbitro teve um dia mau e de que os erros foram involuntários
* INTIMIDAR: Punir com cartões as reclamações dos jogadores da EQUIPA B - Inibe os atletas de actuarem, colocando-os em risco de expulsão ou suspensão
* DESORIENTAR: Expulsar o jogador mais influente ou o treinador da EQUIPA B - serve para desconcertar a EQUIPA B, facilitando a tarefa à EQUIPA A
* SIMULAR: Fazer vista grossa às faltas cometidas pelos jogadores da EQUIPA A, mandando seguir o jogo - evita sanções disciplinares à EQUIPA A e permite-lhe manter a posse da bola
*AGIR: Em caso de dúvida, decidir maioritariamente a favor da EQUIPA A - dá a posse de bola à EQUIPA A e livra-a da pressão adversária
REGRAS PRÁTICAS
1 - Na marcação de cantos ou livres a favor da EQUIPA B, assinalar faltas aos avançados, alegando que estes puxaram ou empurraram adversários - corta o ímpeto atacante da EQUIPA B e dá a posse da bola à EQUIPA A;
2 - O Perdoar as faltas cometidas pelos jogadores;
da EQUIPA A na respectiva área e mandar seguir o jogo - mantém a baliza da EQUIPA A a salvo de penáltis (o árbitro pode esconder-se atrás de jogadores, fingindo ter o ângulo de visão afectado)
3 -Punir com cartões amarelos as faltas cometidas pela EQUIPA B ao menor sinal de dureza - obriga os jogadores da EQUIPA B a darem mais espaço aos adversários para jogar e aumenta a probabilidade de a EQUIPA B chegar ao final com menos jogadores;
4 - Deixar passar foras-de-jogo dos avançados da EQUIPA A - cria oportunidades de golo para a EQUIPA A, pois provoca desequilíbrios na defesa da EQUIPA B;
5 - Assinalar sucessivos foras-de-jogo à EQUIPA B - corta jogadas de perigo iniciadas pela EQUIPA B, desmoraliza os jogadores e devolve a posse da bola à EQUIPA A;
6 - Assinalar faltas a favor da EQUIPA A ao mais pequeno sinal de contacto físico entre jogadores no meio-campo - obriga a EQUIPA B a recuar no terreno, aumentando as possibilidades de a EQUIPA A marcar golos;
7 - Assinalar livres directos a favorecer a EQUIPA A perto da grande área da EQUIPA B - dá origem a lances de perigo e beneficia qualquer equipa com especialistas em livres directos;
8 - Atribuir à EQUIPA A os lançamentos laterais e os cantos/pontapés de baliza pertencentes à equipa B - serve para acentuar a pressão da EQUIPA A sobre a EQUIPA B e para aumentar a probabilidade de a EQUIPA A marcar golos;
9 - Assinalar penálti se algum jogador da EQUIPA A se atirar de forma convincente para o chão, quando em contacto físico com um adversário - cria uma oportunidade para a EQUIPA A marcar golo e dá origem à expulsão de um jogador da EQUIPA B .
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