Vocês sabiam que:
Ontem fui ao Porto de Porsche Taycan. No regresso decidi testar o novo ponto de carregamento super-rápido da Ionity/Brisa, em Leiria. Em 40 minutos “meti” 49,43kWh ou seja, aquilo que tinha gasto para fazer 190 km à incrível média de 104 km/h.
E se, no meio de uma seca tremenda, brotasse água límpida do solo? Seria coincidência ou intervenção divina? Em pleno século XVIII, foi para todos um milagre trazido pela devoção a Nossa Senhora de Campanhã. A mesma que terá intervindo decisivamente, por entre as ervas, para a vitória de cristãos contra mouros no longínquo ano de 920 e que, por isso, terá partilhado a sua designação com as gentes que ali viviam.
A luta é entre os homens de Hermenegildo Guterres, governador do burgo, e os de Abd al Rahamm III, emir de Córdova, no papel de invasor. A resistência dos primeiros – com alguma ajuda do exército dos cristãos do Norte – provocou a retirada dos mouros, não sem deixar pelo caminho um elevado número de mortes. “Já conto mil”, anunciava Hermenegildo Guterres. Contumil diríamos nos dias de hoje.
Uma batalha final entre cristãos e mouros resultaria num confronto violento junto a um pequeno rio. O sangue derramado terá sido tanto que deixara a água num tom tinto durante vários dias. Nascia aí a localidade de Rio Tinto.
E aqui entra a primeira referência à Santa que viria a tornar-se padroeira da actual freguesia portuense. De regresso ao Porto, os cristãos vencedores terão encontrado, no meio da vegetação, uma imagem de Nossa Senhora. Aparição divina como supuseram, a ela atribuíram a vitória na campanha contra os mouros. E aquela tornar-se-ia Nossa Senhora da Campanha, que os anos e a popularidade transformariam em Nossa Senhora de Campanhã. Mais uma zona baptizada.
Se a Santa foi a salvação numa batalha contra os mouros, também seria na batalha contra as questões meteorológicas. Depois de séculos de devoção, foi a ela que as gentes de Campanhã recorreram para dar resposta a um longo período de seca severa, que já trouxera a fome a pessoas e animais.
Em procissão para pedir chuva, a imagem de Nossa Senhora terá caído do andor. Da queda resultou a quebra de uma das mãos da figura. O que mais surpreendeu os populares foi o que terá acontecido no dia seguinte. Do preciso local onde a mão da padroeira de Campanhã caiu, na Rua de Bonjóia, brotava água límpida. Brotava o “Milagre de Nossa Senhora de Campanhã”.
O agradecimento sentido ergueu-se primeiro em forma de cruzeiro e, mais tarde, uma fonte, que actualmente ainda se pode encontrar debaixo do viaduto da Via de Cintura Interna. Mais ao lado, para que a homenagem não se escondesse, foi erigida uma pequena capela onde se lê para que ninguém esqueça “Memória da Fonte da Senhora”. A Senhora que foi sinal de vida em Campanhã…mais do que uma vez.
A imagem de Nossa Senhora de Campanhã pode ser visitada na Igreja Paroquial. Considerada uma das mais belas imagens da Virgem existentes na Diocese do Porto, é uma peça esculpida em calcário, estofada e policromada, de influência francesa e atribuída ao século XIV.
Em 5 anos, o governo socialista, agora com João Leão a conduzir o Ministério das Finanças, levou a que Portugal passasse de 5 escalões de IRS para 9 escalões (mais duas taxas extra). Um recorde de complexidade fiscal na União Europeia.
Mas os cartilheiros do costume irão bater sempre na mesma tecla. Já não enganam ninguém, é o país que temos.
A Cristina Ferreira quando saiu da Sic para a Tvi, escandalizou "meio mundo" por ter celebrado um contrato de 80 mil euros/mês para apresentar um programa diário. O humorista da foto fez o caminho inverso saindo da Tvi para a Sic contratado por 50 mil euros/mês por um programa semanal. Neste caso já ninguém se escandalizou, "todo o mundo" ficou calado. Mas pronto, aqui fica o registo do comunista arrependido que não fica nada incomodado em receber das mãos dos capitalistas milhões de euros, que manda as suas filhas para a escola privada e que não partilha o luxo com os seus camaradas pobres. Bem dizia a minha avó "mais vale cair em graça do que ser engraçado"...
Renovação energética - a energia limpa- que seguindo as novas tendências tornarão Portugal um país moderno com preocupações ambientais
Nota curiosa: no mesmo momento em que o ex árbitro Mesquita está na fila para votar no "seu" corrupto benfica.
Sempre que nos aproximávamos no marcador, inventavam uma falta, não viam toques, marcavam antidesportivas imaginárias.
"Estamos aqui porque o último presidente foi preso" - Francisco Benitez
"LFV deixou o benfica por questões pessoais" - Rui Costa