O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está considerado entre os melhores da Europa no serviço ao cliente (“customer experience”) e em higiene e segurança (“hygiene measures”). A escolha teve por base inquéritos efetuados, em 2021, pelo Airports Council International (ACI) World.
A associação comercial dos aeroportos de todo o mundo revelou os destinatários do “Airport Service Quality (ASQ)” de 2021, mostrando os melhores aeroportos do mundo, expressos pelos viajantes. No ranking europeu dos aeroportos com tráfego entre cinco e 15 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é a única infra-estrutura aeroportuária portuguesa, a par de outros aeroportos europeus: Adnan Menderes (Izmir, Turquia), Keflavik International (Keflavik, Islândia), Malta International (Luqa, Malta), Milan Bergamo (Milão, Itália) e Sochi International (Sochi, Rússia).
Nesta área, entre os melhores na Europa, encontra-se também o Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores), no ranking até dois milhões de passageiros/ano.
Este ano, e por causa do impacto da pandemia, o ACI decidiu criar uma nova categoria: higiene e segurança. Os consumidores ouvidos pelo ACI indicaram também o Aeroporto Francisco Sá Carneiro como única estrutura portuguesa listada no continente europeu neste índice.
A nova categoria complementa o programa “Airport Health Accreditation”, da ACI, que ajuda os aeroportos a alinhar as suas medidas de saúde com os padrões globais. Actualmente inclui mais de 300 aeroportos.
Segundo a associação comercial, apesar da pandemia, que teve um grande impacto no tráfego de passageiros, os aeroportos de todo o mundo continuaram, em 2021, “a dar prioridade à adaptação das necessidades em evolução dos seus clientes”.
A partir dos dados colectados, em 2021, em mais de 370 mil pesquisas, o ACI indica que 87 aeroportos individuais em todo o mundo arrecadaram 110 prémios. Veja aqui a lista de aeroportos vencedores.
A associação comercial dos aeroportos de todo o mundo foi fundada em 1991 com o objectivo de fomentar a cooperação entre os aeroportos membros e outros parceiros da aviação mundial, incluindo a Organização da Aviação Civil Internacional, Associação Internacional de Transporte Aéreo e Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil. (daqui)
0 comentários:
Enviar um comentário