Já ouviram falar da "SENHORA DO LEITE" ?
Muitos leceiros não a conhecem, mas lanço-vos o convite:
Vão à nossa Igreja Matriz e ao vivo vejam com os vossos olhos uma das obras mais valiosas que o nosso Portugal tem.
Ao longo dos séculos, em Leça da Palmeira, foram sendo erigidos pequenos templos, existem 8 Capelas em Leça da Palmeira, onde se podem admirar valiosas imagens muito antigas, e onde se erguem a Deus as orações e louvores dos cristãos leceiros.
Também na nossa Igreja podemos admirar imagens de incontestável valor cultural e artístico, acima de todas, a imagem sem preço, tal o seu valor, a preciosa imagem e valiosíssimo tesouro escultórico, a que o povo chamou de “Senhora do Leite”, mas que é, efectivamente, de Nossa Senhora da Conceição.
Esta imagem foi encomendada pelo rei de Portugal D. Afonso V, em 1481, a Diogo Pires - o Velho, de Coimbra, “santeiro ou mestre de imagens, insigne na sua arte”, como escreveu Frei Manuel da Esperança, e oferecida ao Convento da Conceição, onde foi colocada a 7 de Maio de 1483.
Desde 1834, ano da extinção, em Portugal, das Ordens Religiosas, até cerca de 1852, ano em que se supõe ter passado a ser venerada nesta Igreja, são notáveis a história e vicissitudes sofridas por esta imagem : mudanças de lugar, esconderijos, venda até.
Com muito trabalho e aturada pesquisa de documentos, o ilustre historiador das coisas de Leça, Senhor Jorge Bento, tudo descreveu num dos seus livros – História da Imagem da Senhora da Conceição de Leça da Palmeira.
by
0 comentários:
Enviar um comentário