Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Medíocres, como quase sempre nesta época

Os portistas acham que Miguel Sousa Tavares é bom a defender o FCPorto e a derrubar os dogmas desportivos  lisboetas mas péssimo a analisar a equipa. Eu também acho. Da mesma forma que considero que ele é muito injusto na maior parte das vezes nas críticas que faz a alguns jogadores portistas. Todavia, ontem pensei muito nas suas palavras: Licá foi um nojo, como absurdos foram Varela, aquele mexicano, ou mesmo Defour quando entrou mais tarde. Foi uma equipa ridícula, sem fio de jogo e nada convincente ou melhor, condizente com o estatuto criado sob suor, sangue e lágrimas ao longo dos últimos anos. 
Felizmente, um muro chamado FABIANO permitiu a inviolabilidade da baliza. Não porque a defesa tenha estado mal, mas porque o meio campo, pese Fernando, era um autêntico passador. O ataque, entregue ao esforçado Ghilas não podia fazer mais...
Sinceramente não entendo este futebolzinho que mais parece jogado por um grupo de excursionistas que se juntam ao fim de semana para baterem umas bolas com os compinchas da freguesia vizinha. Sinceramente continuo a pensar que o treinador, que lida com muitos egos inchados, é certo, também não tem estaleca. Dizer publicamente que foi jogar sob a defesa é pecado mortal. Não quero treinadores desde jaez: fraco, previsível e medroso. 
Claro que quero sempre os mínimos, mas camisola honrada e transpirada e quando possível, lagosta em vez de sardinha, mas sinceramente quero que o meu Porto, em qualquer circunstância, vença, convencendo ou não. isso é para a chusmas de entendidos que sobrevivem nas rádios, jornais e televisões, à custa do fenómeno futebol, quase todos de forma tendenciosa pró clubes de lisboa. Olhando este meia época passada, começo a pensar que isso pode não ser possível esta época...

Ainda assim, factos a reter do jogo de ontem:

  • A imprensa sulista idolatra o desempenho do zporten. Se foi assim, se o FCPorto esteve fraquinho, só conseguiram um empate? 
  • Proença foi um amigo ... do zporten: antes da expulsão do atleta do FCPorto, tão injusta como o 1º amarelo que levou, aquela decisão salomónica na troca de cabeças entre Jeferson e Varela (amarelo para Varela e NADA para o lagarto, que já tinha amarelo) foi para não estragar o espectáculo. Pior mesmo foi a aplicação de um ordinário amarelo face à AGRESSÃO sobre Varela praticada por aquela esperança da academia, um tal de William qualquer coisa. Certamente foi para não manchar o espectáculo, outra vez, e a doce carreira da promessa.  Depois, foi a grande coragem, sob um ambiente adverso, em expulsar o Carlos Eduardo do Porto. É de os ter no sítio.... errado!

1 comentários:



caríssimo Kosta, caríssimas(os),

desejo a todas(os) vós um Feliz Ano Novo! de 2014, sobretudo junto daqueles que mais amais e que vos são mais queridos.
e, se for possível, lá para Maio, que a sua cor dominante seja o azul-e-branco :D

no fundamental:
também gostaria de, em breve tempo, poder(mos) sentir que:

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! :D
Miguel | Tomo II