PS (invertido): Não leias este post....é uma tremenda perda de tempo.
Antes de iniciar a redacção deste meu “desabafo público”, gostava de contextualizar quem não me conhece tão bem. Fui, sou e serei eternamente um acérrimo defensor e admirador do Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa, amigo e “discípulo” de Fernando Madureira, mas sobretudo e acima de qualquer nome, sou sócio, adepto e ferrenho ultra do Futebol Clube do Porto, volto a repetir, acima de tudo....o Porto.
Como profundo devoto da “cultura Porto”, sempre me interessei por conhecer a história e os meandros do clube, tendo eu uma paixão peculiar que são as declarações marcantes das personagens mais icónicas do meu amado clube. No momento que passamos salta-me logo à mente uma declaração proferida por mestre José Maria Pedroto (que coitado deve estar a dar voltas no túmulo ao assistir ao patrocínio dado pela sua mulher e filho a este descalabro) que referia que “Enquanto formos bons rapazes seremos sempre comidos”.
Esta é a mais profunda realidade: Para triunfar, ao Futebol Clube do Porto, não basta apenas ter nome, ter história, ter qualidade, ter estrutura...o nosso sucesso estará sempre ligado ao “Ser Porto” e o “Ser Porto” custe o que custar, pareça mal ou não, deve-se ao ser odiado por tudo e todos nomeadamente pelos compadres da capital.
Pena tenho que 80% de pseudo-portistas (recuso-me a retirar a palavra “pseudo” desta equação) não tenham percebido isso e se tenham deixado levar por uma fábula criada e inteligentemente montada durante vários anos. Embriagados na história da crise, das comissões, da guarda pretoriana e do caralho a mil, escorraçaram o Homem que durante 42 anos fez do Porto a sua vida e tudo nos deu com vários títulos nas diversas modalidades, mas sobretudo com um ADN que nos fez ser temidos e respeitados por todo o Mundo. Abril de 2024 marcará sempre uma página negra da nossa história, com a ascenção ao poder de um rapaz que nem treinador sabia ser quanto mais presidente, dum rapaz com sede de poder e que se rodeou de gente sem ADN Porto, gente que nunca vi nos corredores do nosso clube, gente que apenas olha o clube como empresa que quer lucros e nada mais (os títulos que se foda porque isso só é importante para a plebe), gente mais interessada em ficar bem na foto e ser politicamente correcta do que em ganhar , gente preocupada com a transparência mas que se recusa a divulgar os salários dos dois directores para o futebol ou que aceita jogadores emprestados com obrigatoriedade em jogar, gente que não conhece os estatutos do clube, gente que tanto encheu a boca para falar em ditadura que agora a praticam dia após dia.
É esta gente que está a destruir o meu amado clube, é esta gente que dá de barato uma derrota frente ao poderoso Bodo não sei quê, é esta gente que assobia para o lado e vai de passeio a Angola após ser humilhado na casa do rival, é esta gente que nos tira o sono de hoje com uma sequência de três derrotas seguidas que praticamente nos arruma a época em Novembro (espero sinceramente estar tremendamente enganado), é esta gente que 80% de pseudo-portistas escolheu.
Foi bom ao rapaz da foz aparecer em pleno relvado do Jamor em Maio, dando ases ao seu narcisismo puro tirando louros de uma vitória para a qual contribui zero, hoje, apenas seis meses volvidos é eliminado dessa competição da qual somos tri campeões pelo modesto Moreirense em mais uma derrota, tudo isto depois de, em Março termos humilhado o nosso maior rival em casa e seis meses volvidos provarmos nós esse amargo sabor., entre tantas outras peripécias que fazem com que jogadores em estágio para um importante jogo, andem aos beijos e abraços a patrocinadores em pleno voo, entre tantas outras aventuras deste Porto fofinho.
Caso para dizer, seja dado valor (pelos nossos rivais claro) a um gajo que em seis meses destrói tudo que se construiu em 42 anos, parabéns e palminhas para vocês (pseudo-portistas) que certamente estarão felizes em ter as contas em dia e ter um presidente que vai ao funeral de ícones de outros clubes mas se esquece de ir ao último adeus de uma lenda do nosso clube, de um presidente que falta ao compromisso com os associados do seu clube após uma pesada derrota e vai para um safari em Angola, de um presidente que dividiu o clube mais unido que sempre existiu e luta por manter essa fenda bem aberta (dividir para reinar), de um presidente que expulsa sócios do clube qual autêntico ditador, de um presidente que faz da traição a sua maior arma.
Ao contrário de muitos pseudo-portistas que há um ano atrás ficavam em êxtase com um resultado menos positivo do meu clube (sentindo aproximar-se a tal mudança), eu jamais ficarei feliz com o nosso insucesso pois não necessito que reconheçam a razão que eu sei que tenho pois a mudança chegou mesmo e para nos destruir.
Com o Rei fora do trono, o Comandante fora do banco, o capitão fora do campo de batalha e o líder fora das bancadas, estamos longe, muito longe de SER PORTO e isso deixa em êxtase quem nos quer mal e quem também tanto lutou para que isso acontecesse (basta relembrar que todos os jornais que sempre nos destilaram ódio, de repente começaram a dar palco e glórias ao rapaz que hoje lidera o meu clube).
Que chegue rápido 2028, e que o meu projecto PORTO se possa concretizar, para que na nossa senda de odiados por todos voltemos a ser o que nos habituamos a ser....Superiores.
PS: Este texto foi escrito na ortografia antiga, sou orgulhosamente Português não sou brasileiro.
0 comentários:
Enviar um comentário