Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Hiroshima – as imagens desconhecidas | Documentário completo em português

Que tal começar pelo prédio do PCP na lisboeta Avenida da Liberdade situado ao lado Gucci e da Louis Vuitton? Ali podia morar gente!


 

Datas com História: a tragédia de 27 de Fevereiro de 1892

Foi a 27 de Fevereiro de 1892 que 105 homens perderam a vida no mar, 70 pescadores poveiros e 35 pescadores da Afurada. Uma tragédia que levou à fundação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) por ordem da Rainha D. Amélia.

No final do século XIX ainda não existiam traineiras, barcos a motor, sendo a pesca realizada por pequenos barcos à vela. Nesse dia de 27 de Fevereiro de 1892, só a frota sediada na Póvoa de Varzim contava 577 embarcações com 1970 pescadores no mar. As embarcações concentravam-se na pesca da pescada que os atraía ao mar da Cartola, ao largo de Aveiro. Mudanças súbitas do estado do mar conduziram aos naufrágios que mataram num só dia 105 homens da Póvoa de Varzim e da Afurada. Muitos barcos procuraram refúgio em Vilagarcía de Arousa, na Galiza. A dimensão da tragédia teve forte impacto na época sendo a causa da criação do Instituto de Socorros a Náufragos. Em 1892, como o Porto de Abrigo de Leixões estava já operacional muitas famílias optaram por passar a trabalhar a partir de Leixões.

Esta tragédia marítima envolveu pescadores poveiros e da Afurada e atingiu toda a colmeia piscatória. 

António dos Santos Graça, na obra “Epopeia dos Humildes: para a história trágico-marítima dos poveiros” escreveu:

“ A tragédia de 27 de Fevereiro de 1892 fez mergulhar em negro o garrido trajar poveiro. Não houve lar onde não entrasse o luto. Heroicidade, abnegação, de tudo houve nesse dia de angústia! A tempestade surpreendeu as lanchas no mar da Cartola a sudoeste de Aveiro. Duas lanchas, a do tio Praga e a do tio Jéque, caminhavam a par, apenas com uma latina, a caminho do norte. Tinham que seguir como Deus fosse servido, porque não havia força humana que as pudesse desviar do seu curso tempestuoso. Sem um minuto de descanso, os homens das companhas esforçavam-se para deitar fora a água, que as vagas alterosas teimavam em atirar para dentro das embarcações. Os mestres eram compadres e amigos. As companhas afoitavam-se mutuamente para não esmorecerem. Mas uma – a do mestre Jéque – pelas alturas de Esposende, encheu-se de água e soçobra; a outra tenta, mas não pode acudir-lhe. É o mestre da que naufraga que grita:

– ‘Não tentes o socorro, compadre, que morreis todos. Deus te guie e leve a salvamento! Leva o último adeus para as nossas mulheres e nossos filhos! Até à eternidade, compadre!’

O velho mestre João Praga levantou a mão num gesto de despedida mas não respondeu. Duas lágrimas rolaram-lhe pela face – mas ninguém mais lhe ouviu uma palavra. Leme bem firme, todo o dia e toda a noite até ao alvorecer do dia seguinte, em que entrou em Vila Garcia, na Espanha. Salvou a companha. Dois dias depois chegava à Póvoa, de comboio. Após a tragédia nunca mais comeu, nunca mais falou. Oito dias depois da sua chegada – morria! A grande dor de não poder salvar – matou-o!…”

 Manuel Lopes, no Póvoa de Varzim Boletim Cultural, vol.XXIX, nº1 e 2 (1992) sob o título “Evocação da tragédia marítima de 27 de Fevereiro de 1892”, regista o seguinte:

“Data imperecível, como que gravada a fogo vivo na memória poveira, só esta: 27 de Fevereiro de 1892. Quase sempre referido sem a mencionação do ano, que bem basta o dia e o mês aziago para reacender a angústia de uma tragédia que vestiu de longo e pesado luto a nossa colmeia piscatória.

Um doloroso acontecimento que foi tecendo, geração em geração, um profundo sentimento trágico e um consciente e respeitoso temor pelo Mar amado, ainda hoje presente na memória e nas vivências quotidianas dos nossos pescadores.

Evocação gerada por múltiplas reminiscências onde o tempo vivido e os testemunhos herdados e transmitidos por tradição assumem um carácter mítico, que a imaginação e a realidade confrontam e transfiguram.”

Evocação do Naufrágio de 27 de Fevereiro de 1892 - C.M. da Póvoa de Varzim


Este é o indostânico que perseguiu uma criança até à escola para abusar sexualmente e que invadiu uma casa, fazendo três menores reféns em Leiria. Deportem-no já! Expulsem este lixo e devolvam-no à terra de onde nunca devia ter saído!


 

E eu que pensava que a polícia tinha que combater os criminosos… Às vezes sou mesmo totó…


 


Em 2023, 75 mil Portugueses emigraram e 300 mil imigrantes entraram no país. A substituição populacional é uma realidade.


 

Os futuros Presidente e Treinador do FCPORTO


 

Só para relembrar a "excelente" justiça portuguesa e as leis tão bem respeitadas por juízes não corruptos e impolutos


 

Quando a transmissão não é da BTV percebemos que o Lage é um fdp do piorio a quem tudo é permitido. Ai se fosse o Sérgio Conceição...


 

Este fora de jogo que anula o golo do Gil foi tirado com auxílio da câmara do telemóvel do Varandas. O novo, porque o antigo, que foi roubado no dragão, ainda não apareceu.

 A bota cor de laranja é do jogador dos lagartos, logo não há fora de jogo algum




Aeroporto do Porto serviu mais do dobro dos passageiros do que os aeroportos galegos.

 


O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, no distrito do Porto, serviu, no ano de 2024, 15,9 milhões de passageiros, mais do dobro dos três aeroportos internacionais da Galiza (5,9 milhões), segundo os dados oficiais.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou os dados dos passageiros transportados nos aeroportos nacionais, tendo o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Aeroporto do Porto, registado 15,9 milhões de passageiros, um crescimento de 4,8% face aos 15,2 milhões transportados em 2023.
Os números de 2024 reafirmam a liderança do Aeroporto Francisco Sá Carneiro enquanto o maior polo aeroportuário no noroeste da Península Ibérica, já que os três aeroportos internacionais da Galiza (Santiago de Compostela, Corunha e Vigo) transportaram, em conjunto, 5,9 milhões de passageiros.
Por aeroporto, de acordo com dados da gestora aeroportuária espanhola AENA, Santiago de Compostela serviu 3,6 milhões de passageiros, Corunha 1,2 milhões e Vigo 1,1 milhão.
Apenas o Aeroporto de Santiago de Compostela registou um aumento face a 2023 (+2,9%), ao passo que Corunha e Vigo recuaram 1,2% e 6,8%, respetivamente.
O Aeroporto de Vigo esteve fechado a maior parte do mês de maio, e a Galiza é servida por uma linha de alta velocidade até Madrid, tendo havido um reforço de comboios durante o ano de 2024.
Quanto ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, está prevista para 2032 a criação de uma estação de alta velocidade ferroviária que o ligue, em túnel, até à estação de Campanhã, no Porto (com ligação a Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa), bem como, posteriormente, a Braga e à Galiza.

Retratos de Churchill retirados do parlamento

Este monte de esterco socialista mandou retirar todas as fotos que existiam no parlamento inglês do melhor primeiro-ministro de sempre do UK e o principal responsável pela vitória aliada na WWII : Winston Churchill


Desenhos, gravuras e fotografias de Winston Churchill foram retiradas de gabinetes no parlamento do Reino Unido, no seguimento da vitória do Partido Trabalhista em Julho de 2024, avança o The Telegraph. Os motivos para esta reorganização de decoração não são conhecidos, mas, segundo o jornal britânico, vários think tanks britânicos apontam para uma revisão do “legado imperialista e racista” do primeiro-ministro que liderou o país durante a Segunda Guerra Mundial.

Imagens inacreditáveis de franceses a homenagearem a memória do herói Lino Sousa Loureiro, português de 69 anos, brutalmente assassinado por um terrorista argelino de 37 anos após salvar policiais franceses do ataque. Silêncio em Portugal.


O Português que faleceu a defender polícias num ataque terrorista em França era um adepto portista 💙 Herói !



 

Mais um selvagem primitivo à solta, em contacto com a civilização!


 

Neste lance até desculpo o Padre, ele não estava a ver o lance.


 

O Futebol em Portugal é uma fraude. O corrupto benfica é o dono disto tudo. Cartão amarelo para o jogador do Braga. Ninguém tem vergonha.





 

O diretor da PJ ainda não se demitiu? Ou continua a ser só uma sensação de insegurança?


 

E depois diz o decepcionante Trump : “Zelensky não deveria ter começado a guerra com a Rússia"


 

Libras Boas será apenas um parágrafo na história do FCPorto.


 

Se fizesse uma piada nas redes sociais sobre gajas da extrema esquerda era preso, como é pedófilo e violador não se passa nada


 

A Europa mete nojo! Vejam a subserviência ao Islão por parte de uma marca de carros europeia!


 

Para os 21.489 contabilistas que insultaram e destruíram Pinto da Costa!

Há 55 anos que o FC Porto não tinha uma % de vitórias tão baixa num arranque do ano:
16,7 % 2024/25
16,7 % 1969/70

O pior registo da história do clube nos primeiros 12 jogos de um ano civil.


 

Só me vem isto à cabeça... Masterclass!


 

Foi este o treinador que Libras Boas, apoiado por 80% de comedores de palha das tv's lisboetas, correu do FCP. Foi este o treinador que o traidor trocou por outro traidor, Vitor Bruno e agora por Anselmi. E, por estas trocas de merda, tão cedo não ganharemos nenhum título. O fim de uma era de hegemonia provocada por burros.


 

Estas imagens explicam na perfeição o porquê de Dulce Pontes ter “desaparecido” do espaço público. O “sistema” abafa os divergentes.


 

Isto sim é ilegal

Eu ainda sou do tempo que um penalty a favor do FCPorto foi revertido onde o árbitro que é quem tem de tomar a decisão final através das imagens mas que não chegou a ver.

Sem ver decidiu através de um telefonema para quem nunca saberemos, mas podemos imaginar.
Isto sim é ilegal.



Até os árabes estão chocados com o espectáculo grotesco do Hamas numa festa com caixões de bebes mortos à mão. Os que defendem isto não passam de animais, lixo humano.


 

"The Translator" | WWII Drama | Award-Winning Short Film

A última declaração do Líder e Presidente Eterno

 "1. Ao longo dos últimos meses tenho mantido o silêncio perante os ataques que me têm sido dirigidos procurando, assim, contribuir para a preservação do bom nome do FC Porto e para não suscitar qualquer foco de instabilidade que possa ser visto como causador de insucesso desportivo. Assisti no estádio aos primeiros jogos, tendo recebido inúmeras manifestações de carinho, mas que não foram bem entendidas por alguns. O silêncio deixa, assim, de ser uma opção, numa altura em que se torna por demais evidente o objetivo de denegrir o caráter, o trabalho e o legado de quem dedicou longos anos ao serviço do clube.


2. Uma das mensagens que mais insistentemente se faz passar, é a de que administração a que presidi apenas deixou 8 mil euros aos seus sucessores, ficando o clube estrangulado e sem soluções para o futuro. Nada de mais falso, como agora se tornou evidente. Investimos e valorizamos um plantel que permitiu à atual administração, apenas na primeira metade da época, um encaixe de 167 milhões de euros. Concretizamos novas parcerias, nomeadamente com a Ithaka, envolvendo a atribuição de uma verba de 65 milhões de euros. Foram ainda as receitas futuras desta nova empresa criada pela parceria com a Ithaka quem serviu de garantia para o financiamento de 115 milhões de euros a longo prazo e que foi recentemente contratado.
Do passe de Otávio para o Al Nassr, a atual administração vai agora receber mais 20 milhões de euros. Do legado faz ainda parte a qualificação do FC Porto para o novo Mundial de Clubes, consequência da competitividade internacional dos anos anteriores e interessante oportunidade desportiva e financeira. E deixamos também um estádio e um pavilhão integralmente pagos, bem como um centro de treinos e formação e um museu de última geração.

3. Constato tristemente que através de uma auditoria forense em que as conclusões foram ao encontro do que quem as encomendou pretendia, se lançou uma série de informações descontextualizadas. Omite-se que as contas foram sempre auditadas pelas maiores empresas internacionais do setor, inclusive pela agora autora da auditoria forense, sem nunca algo ter sido assinalado de irregular. Ignorou-se que o recurso às despesas de representação aprovadas pela Comissão de Vencimentos não são de agora. Sempre existiram na SAD sendo uma prática aceite no universo empresarial e sem que alguma vez tenham sido postas em causa pelos auditores o que, a ter acontecido, seria motivo para imediatamente se corrigirem procedimentos. A prova de que assim sempre aconteceu, é que o atual Presidente do Conselho Fiscal, sendo administrador financeiro da SAD no período imediatamente anterior ao da auditoria, também assim procedeu. Mesmo já depois de ter abandonado o cargo continuou a apresentar faturas para esgotar o saldo que deixou na SAD, por ser entendimento de que tinha esse direito.

4. Auditoria, ainda em que também se procurou qualificar como absurdo o pagamento em transferências de jogadores de futebol, não se tendo identificado, contudo, qualquer ilegalidade ou discrepância relevante face à prática de clubes concorrentes. A importância das comissões no sucesso de negócios que têm impacto desportivo não muda através de operações de cosmética, como a alteração do nome das comissões ou a inflação de negócios para que aparentemente não as incluam. Aquilo que espero e desejo é que a investigação prossiga para que possa apurar-se se o tão relevante valor referido pela auditoria como indevido se verifica, assumindo-se então as consequências que daí advêm.

5. Também no campo da bilhética se preferiu a aposta nos episódios mediáticos, face à constatação de que não se pode imputar diretamente à anterior administração qualquer atuação à margem da lei.
Dirigir um clube com a dimensão e a ambição do FC Porto, não é fácil. Implica tomar frequentemente decisões complexas, arriscar, falhar algumas vezes, lidar com as consequências do que não corre bem. Mas não pode ser esquecido que foi o modelo de gestão que liderei que permitiu ao FC Porto os inúmeros sucessos desportivos que lhe são reconhecidos nacional e internacionalmente.

Desejo um FC Porto ganhador, no futebol e em todas as modalidades, em Portugal e nas competições internacionais, no presente e no futuro, esteja quem estiver a dirigi-lo.
VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

JORGE NUNO PINTO DA COSTA - Presidente Honorário do FC Porto"

Corrupto benfica num simples exemplo


 

Mais uma vítima do terror islâmico na Europa – desta vez, um português. Quarto atentado numa semana. Até quando, Europa? Quantos mais terão de morrer até acordarmos? Fora com esta "gente"!


 

Corrupto benfica numa imagem (isto aconteceu mesmo, não é manipulação)


 

Francisco J. Marques saiu em defesa de Pinto da Costa e deixou novamente diversas críticas a André Villas-Boas, bem como a toda a atual estrutura diretiva do FC Porto. Numa extensa mensagem nas redes sociais, o ex-diretor de comunicação dos dragões deu o seu esclarecimento sobre os mais recentes dados divulgados pela auditoria às contas dos azuis e brancos, concretamente sobre o dinheiro gasto para benefício pessoal e as faturas das férias que metia na plataforma do clube.

 Eis a mensagem de Francisco J. Marques:

 

"A ausência de qualquer tipo de manifestação do Benfica e do Sporting sobre a morte de Pinto da Costa motivou um comunicado do FC Porto. O silêncio dos dois grandes clubes de Lisboa é condenável e ilustra mais de quatro décadas de subalternidade perante um FC Porto que venceu mais sozinho do que os rivais de Lisboa juntos. Mas o que dizer das palavras do presidente André Villas-Boas, que ouvimos falar nos valores de Pinto da Costa, que lemos fortes elogios num texto publicado pela imprensa, depois de ter andado a passar para a Tânia Laranjo que Pinto da Costa tinha comprado joias com o dinheiro do FC Porto, o que é uma vergonhosa e inaceitável mentira? No fundo, AVB insinuou várias vezes, direta e indiretamente, que JNPC roubou o FC Porto e agora veio encher a boca com palavras bonitas. Não sei quais são as falsas, só AVB pode dizer, mas ou estava a ser falso quando insinuava que PdC roubou, ou estava a ser falso quando fez o elogio fúnebre.

Lamento muito desagradar tanto ao exército de bots anónimos e alguns de carne e osso, mas para mim o comportamento dos últimos meses de AVB e da direção do FC Porto é muito pior do que a lamentável atitude de Benfica e Sporting. E o impacto que isso teve nos últimos meses de vida de Jorge Nuno Pinto da Costa, a desilusão que eu testemunhei por a nova direção criar uma narrativa que o apresentava como alguém que não foi sério, que não se sacrificou sempre pelo FC Porto, deixou-o muito, muito triste e não pode ser esquecido. É verdade que desde a notícia da morte houve muita coisa que merece ser elogiada. AVB e restante direção respeitaram o pedido para não irem ao funeral, o estádio foi bem preparado para os sócios e adeptos se despedirem, aquela iniciativa das portas do estádio foi ótima. Antes, a direção de AVB andou a hostilizar JNPC desde que tomou posse, a tratá-lo mal, não cumprindo sequer o protocolo devido a um presidente honorário. Não foi convidado, por exemplo, para a cerimónia de hastear da bandeira do aniversário do clube, a 28 de setembro.

Pior, quando o JN pediu uma reação a comunicação do FC Porto mentiu, ao dizer que foram convidados os órgãos sociais, o que é falso, pois Pinto da Costa integrava o Conselho Superior, que faz parte dos órgãos sociais, e não foi convidado, bem como todos os membros do Conselho Superior da anterior direção. Ao mesmo nível rasteiro e inaceitável esteve a rejeição da correspondência enviada para o Estádio do Dragão para Jorge Nuno Pinto da Costa, com a indicação de destinatário desconhecido. Este é mesmo dos episódios mais lamentáveis e claro que ninguém com dois dedos de testa acredita que uma coisa destas seja feita por decisão de um funcionário menor (conheço bem a competência e responsabilidade da grande maioria dos funcionários do FC Porto). Na AG de novembro AVB fez-se de sonso, disse que não sabia e que ia averiguar, mas a verdade é que nunca prestou qualquer esclarecimento sobre um assunto que só mostra pequenez e um qualquer espírito de vingançazinha ridículo. Mas o pior de tudo foi mesmo repetirem à exaustão que Pinto da Costa se serviu do FC Porto, que gastou dinheiro do FC Porto indevidamente, através de uma auditoria feita à medida, até temporalmente, para deixar ficar mal o gigante que nos pegou pela mão e nos levou ao céu.

Vamos ao que interessa: a auditoria faz referência que entre outros gastos indevidos houve até joias compradas com dinheiro do FC Porto. No texto da auditoria não é identificado o autor, mas logo um dia depois da sua divulgação a Tânia Laranjo surgiu na CMTV a dizer que esses gastos tinham sido feitos por JNPC, repetindo a graça nas páginas do Correio da Manhã. Ora, como a Tânia Laranjo, que se saiba, não tem acesso aos escritórios do Estádio do Dragão, teve de ser alguém do FC Porto a passar-lhe esse pormenor que não consta no texto da auditoria. Quem o fez fê-lo obviamente para deixar ficar mal JNPC, para criar a ideia de que o presidente honorário afinal se tinha servido do FC Porto. Como eu disse na AG de janeiro, não sei quem o fez, mas sei quem é o responsável, chama-se AVB. Confrontei AVB com isso, apontei-lhe o dedo, mas curiosamente o presidente esqueceu-se de esclarecer isso quando respondeu e era exatamente a isso que tinha de responder, o resto era menos importante. Eu não sei se JNPC comprou joias ou não, mas há uma coisa que sei e ninguém me pode desmentir. Sei eu, sabe-o toda a gente que trabalhou e trabalha no FC Porto, sabe-o AVB, sabe-o Angelino Ferreira, sabe-o a direção atual do FC Porto. Aquele dinheiro era salário e com o salário cada um de nós faz o que muito bem entende. Sim, salário puro e duro, salário de JNPC, salário dos restantes administradores, salário de todos os quadros médios-altos do FC Porto. Internamente chama-se DRPs, é uma espécie de complemento salarial e o modelo que está ainda hoje em vigor foi uma sugestão de engenharia fiscal feita, imagine-se, pela Deloitte, em 2010 (já antes havia o modelo, mas foi nessa altura que se generalizou).

Aliás, o pagamento de complementos salariais continua em vigor no FC Porto e a direção de AVB ainda no passado mês de janeiro pagou aos funcionários o valor de DRPs que estava em atraso desde que assumiu funções. O pagamento de DRPs funciona da seguinte maneira, há uma plataforma onde se entra com a respetiva password e se tem acesso à página onde consta o plafond anual. O pagamento é feito de forma irregular, à medida que vai havendo disponibilidade, contra a apresentação de comprovativo do gasto. E que gastos são elegíveis? Essencialmente, faturas de refeições, de viagens. Percebem a desfaçatez que é dizer que havia viagens que nada tinham a ver com a atividade do clube? Claro que não tinham, tratava-se de férias. Eu, por exemplo, metia sempre as faturas das férias. Eu e toda a gente. Caros amigos, eu não corro o risco de ser desmentido em nada disto e toda a gente que trabalha no FC Porto o pode confirmar. A direção de AVB está a mentir aos sócios quando diz que havia administradores a apresentar viagens que nada tinham a ver com a atividade do clube para serem pagas pelo clube, porque na verdade estavam a ser pagas com o próprio salário. Podemos discutir se os salários dos administradores eram demasiado altos – e na minha modesta opinião, eram – mas não tinham sido decididos pelos próprios, mas sim pela Comissão de Vencimentos.

O presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar pode confirmar tudo isto, pois enquanto foi administrador financeiro da SAD do FC Porto beneficiou exatamente da mesma situação, como o próprio confirmou recentemente. No caso de Angelino, AVB não quer ser ressarcido? Para finalizar, sendo que voltarei a este tema sempre que a direção do FC Porto mentir publicamente sobre o assunto, JNPC foi vítima de uma campanha miserável protagonizada pela direção de André Villas-Boas. Desde a tomada de posse, em maio, até à morte de Pinto da Costa a direção do FC Porto só procurou diminuir o legado do melhor de todos nós, talvez porque sabe de antemão que nunca poderá resistir à comparação, como desgraçadamente tem ficado tão evidente nas diversas equipas, sejam de futebol ou das modalidades.

PS: enquanto for vivo defenderei o legado de Pinto da Costa. Defendê-lo-ei com verdade, com respeito, com admiração e nunca deixarei de apontar o dedo a quem procurar denegrir o melhor de todos nós. Pinto da Costa tinha qualidades e defeitos, como todos, mas a verdade é que era muito melhor do que todos nós e o trabalho que fez no FC Porto é a maior façanha de um português contemporâneo."



Depois de Pedroso a comentar casos de ped0filia, Cabrita a comentar atropelamentos, temos agora Carmo Afonso a comentar negócios imobiliários… Para quando Sócrates a comentar casos de corrupção?


 

Os bebés Bibas foram estrangulados ( causa morte) e os corpos mutilados para esconder a causa da morte. Gaza e os palestinianos só merecem o ódio do Mundo!


 

Aconteceu há 136 anos. Foi autorizada a abertura da Avenida da Ponte, mais tarde chamada Avenida Afonso Henriques, pela portaria de 21 de Fevereiro de 1889. (Fonte: Blog "Porto de Antanho")


 

Alguns têm tomates, outros têm 22.000 ingratos e hipócritas


 

Caminhos da História - O Dragão no logotipo do FC Porto

Dizem que guinchou


 

Comunicado dos filhos do Senhor Presidente

"Interrompemos estes dias de luto pelo falecimento do nosso pai e marido para agradecer do fundo do coração todas as homenagens feitas ao homem e à obra de Jorge Nuno Pinto da Costa.
Recebemos apoio de todos os cantos do mundo, de pessoas de todas as áreas e estratos sociais. Recebemos e demos numa partilha que terá certamente orgulhado o nosso pai e marido.
Nunca vamos esquecer o apoio desinteressado e amigo de tantos de vós, que genuinamente gostavam e respeitavam Jorge Nuno Pinto da Costa.
A nossa dor é proporcional ao amor e orgulho que continuamos a sentir por um homem que em privado ainda era mais excecional do que foi na sua vida pública, em que colecionou tantos sucessos. “Um GIGANTE , que nunca se sentiu Gigante!”
Iremos como até aqui o fizemos, cumprir as vontades e desejos expressos anteriormente e pautando sempre os nossos comportamentos e ações pela defesa e honra do legado, do nome e do seu incondicional amor ao Futebol Clube do Porto.
Agradecemos profundamente todas as homenagens, que nunca serão demais, mas a nossa intenção será sempre a de respeitar a vontade do nosso pai e marido, escrita, falada e explicitamente comunicada, de não participar em nada que envolva as pessoas por ele mencionadas.
Esta opção não representa qualquer hostilidade em relação ao FC Porto, o clube que o nosso pai e marido amou profundamente desde a infância até ao último dia e serviu durante mais de 60 anos.
Cumpre-nos informar também que já depois da publicação do último livro, transmitiu a decisão ao amigo cardeal D. Américo Aguiar, que as suas cinzas fossem mantidas na família.
Juntos,

Cláudia, Joana e Alexandre Pinto da Costa" 



Flags of Our Fathers | Pillboxes at the Battle of Iwo Jima | Warner Classics

Tsunami: Race Against Time (Full Episode) | The Big One | National Geographic

As Beatas Mártires de Compiègne

As Beatas Mártires de Compiègne foram dezesseis freiras carmelitas que corajosamente deram suas vidas durante a Revolução Francesa. Vivendo no Carmelo de Compiègne, França, eles se dedicaram a uma vida de oração, simplicidade e serviço a Deus.

Durante o Reinado do Terror, um período marcado por intensa perseguição aos católicos e às ordens religiosas, as carmelitas  recusaram-se a abandonar sua fé ou seus votos religiosos. Apesar dos riscos, eles continuaram a viver em comunidade, orando fervorosamente pela Igreja e seu país em meio à turbulência política.

Em Julho de 1794, as autoridades prenderam os dezesseis carmelitas, acusando-as de traição e actividades contrarrevolucionárias. Recusando-se a renunciar às suas crenças religiosas ou ao seu compromisso com Cristo, elas enfrentaram bravamente provações e condenações. Em 17 de Julho de 1794, essas mulheres fiéis foram executadas na guilhotina em Paris, cantando hinos e orando pelo perdão de seus perseguidores.

Seu martírio inspirou católicos e não católicos, servindo como um poderoso testemunho da fé, da coragem e do triunfo dos valores espirituais sobre a opressão temporal.

Aulas práticas:

  • Lição 1: Testemunho de Fidelidade: As Beatas Mártires de Compiègne ensinam-nos a importância de permanecermos fiéis a Cristo e à sua Igreja, mesmo diante das perseguições e das adversidades. Seu compromisso inabalável com seus votos religiosos e sua coragem em enfrentar o martírio nos desafiam a viver nossa fé com autenticidade e sem medo.
  • Lição 2: Coragem na Adversidade: Em tempos de dificuldade e incerteza, o exemplo das Mártires de Compiègne encoraja-nos a permanecer firmes e corajosos nas nossas convicções. Sua bravura diante da perseguição nos inspira a confiar na providência de Deus e a permanecer firmes na defesa de nossas crenças.

Oração às Beatas Mártires de Compiègne:

Ó Deus, que coroou com o martírio as monjas bem-aventuradas de Compiègne, conceda que sejamos dignos de participar de sua glória celestial. Ajudai-nos, por sua intercessão, a permanecer fiéis a Vós e a perseverar nos momentos de provação. Que sua coragem e devoção nos inspirem a viver como testemunhas fiéis de Seu amor e verdade. Por Cristo nosso Senhor. Amém.


É isto


 

Quantas igrejas católicas há não num, mas em todos os países muçulmanos?

Continuem a fechar os olhos tugas, de mesquita em mesquita eles vão tomando conta de PT. Qualquer dia as mulheres estão de burka e os homens que não se converterem ao islão são considerados infiéis. Olhem quantas já existem em PT...




Jorge Nuno Pinto da Costa: imortal !


 

ASSIM SE COMPRAM VOTOS PARA A EXTREMA ESQUERDA

Durante pelo menos dois anos no logradouro do palácio sede do Bloco de Esquerda mais de uma dezena de empresas actuaram num esquema-polvo e ilegal com o intuito de legalizar milhares de imigrantes. Milhares. Isto tudo aconteceu, literalmente, à porta do partido de lisboa. À porta! ASSIM SE COMPRAM VOTOS PARA A EXTREMA ESQUERDA - via






A justiça divina não pactuou com o bom humor de Jorge Nuno Pinto da Costa, não deveria ter sido 4.7 mas sim 5.0 ou mesmo 9.2


 

Devia ficar castigado o mesmo tempo que demorar a recuperação do Vasco! Ou este tipo de castigos só é aplicado a jogadores do FCPorto?


 

Chegou há pouco tempo e já compreendeu uma coisa que muitos, que já cá estão há muito tempo, ainda não sabem.


 

Aeroporto do Porto serviu mais do dobro dos passageiros do que os aeroportos galegos.

 



O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, no distrito do Porto, serviu, no ano de 2024, 15,9 milhões de passageiros, mais do dobro dos três aeroportos internacionais da Galiza (5,9 milhões), segundo os dados oficiais.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou os dados dos passageiros transportados nos aeroportos nacionais, tendo o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Aeroporto do Porto, registado 15,9 milhões de passageiros, um crescimento de 4,8% face aos 15,2 milhões transportados em 2023.
Os números de 2024 reafirmam a liderança do Aeroporto Francisco Sá Carneiro enquanto o maior polo aeroportuário no noroeste da Península Ibérica, já que os três aeroportos internacionais da Galiza (Santiago de Compostela, Corunha e Vigo) transportaram, em conjunto, 5,9 milhões de passageiros.
Por aeroporto, de acordo com dados da gestora aeroportuária espanhola AENA, Santiago de Compostela serviu 3,6 milhões de passageiros, Corunha 1,2 milhões e Vigo 1,1 milhão.
Apenas o Aeroporto de Santiago de Compostela registou um aumento face a 2023 (+2,9%), ao passo que Corunha e Vigo recuaram 1,2% e 6,8%, respetivamente.
O Aeroporto de Vigo esteve fechado a maior parte do mês de maio, e a Galiza é servida por uma linha de alta velocidade até Madrid, tendo havido um reforço de comboios durante o ano de 2024.
Quanto ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, está prevista para 2032 a criação de uma estação de alta velocidade ferroviária que o ligue, em túnel, até à estação de Campanhã, no Porto (com ligação a Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa), bem como, posteriormente, a Braga e à Galiza.

Se os emails eram todos falsos, os juízes do supremo são uns palhaços!

 



Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, marcou esta segunda-feira presença no último adeus a Pinto da Costa, falecido no passado sábado, aos 87 anos.

"Deixou um legado impressionante ao FC Porto, ao futebol nacional, à cidade do Porto e ao País. Um legado de ambição, de ambição inteligente, que sabe descobrir os segredos, criar oportunidades, utilizá-las com uma estratégia, com uma vontade, com um propósito e que, para isso, mobiliza todos os participantes", declarou aos jornalistas. 

Os portugueses com falta de habitação e os nossos GOVERNANTES vão construir instalações para ILEGAIS!! Provavelmente até terão direito a água de malvas para lavar o rabo!!

30 milhões para construir centros para ilegais. Era ou não era isto que os portugueses necessitavam?

Já não há militares para correr com estes traidores, mas nas próximas eleições que ninguém esqueça na hora de votar o que tem sido feito!



Este é o melhor vídeo que já vi na minha vida sobre o conflito entre Israel e os palestinos. Todas as pessoas precisam de assistir.


 

Paulatinamente e na mais sentida, leal e autêntica gratidão, a Nação Porto estendeu ao seu Rei o mais belo tapete para a eternidade.


 

Descansa em paz meu Presidente


 

Sandra Felgueiras entrevistou recentemente Jorge Nuno Pinto da Costa, que morreu aos 87 anos, no dia 15 de Fevereiro.

A jornalista da TVI recorreu às redes sociais para falar sobre o ex-presidente do Futebol Clube do Porto: “Há pessoas que passam nas nossas vidas sem deixar rasto e outras que aparecem como raios inesperados de luz que nos encandeiam para sempre”.

Jorge Nuno Pinto da Costa foi das maiores surpresas da minha vida. Tinha-o como um ditador implacável. Encontrei um génio do humor e da conversa inteligente e profunda, mas em simultâneo leve e agradável, daquelas que duram horas que parecem segundos”, escreveu.