O FC Porto deixou de depender de si próprio para chegar ao segundo lugar e consequente participação nas eliminatórias de acesso à Champions.
Acontece que o FC Porto só perdeu mais dois pontos porque no jogo da Luz ficou por assinalar um penálti claro de Florentino. Apesar de indiretamente muito prejudicado o FC Porto mantém-se calado, incapaz sequer de dar eco à revolta dos adeptos.
Como sempre acontece, a transmissão da BTV fez tudo para esconder a verdade e as imagens durante a transmissão são anedóticas, procurando que a perceção pública seja a que não houve erro. Umas imagens de telemóvel esclarecem mais do que a transmissão e houve mesmo analistas de arbitragem que reviram as suas avaliações depois visualizarem as tais imagens de telemóvel.
O que é triste é que a atual direção do FC Porto não está em condições para tomar uma posição sobre este problema porque um dos vice-presidentes foi conivente com isto enquanto diretor-executivo da Liga. Sim, Tiago Madureira foi diretor-executivo da Liga de Clubes durante três ou quatro anos e não fez absolutamente nada para acabar com a aberração que consiste num clube manipular repetidamente as transmissões dos seus jogos. O problema não está em ser a BTV a fazer a transmissão, o problema está em não haver, como nos outros países da Europa ocidental, um manual de transmissão que faz com que independentemente de quem transmite o jogo não se infringem regras e as transmissões são imparciais, em benefício da competição e dos adeptos.
Pois Tiago Madureira, enquanto diretor-executivo da Liga, podia e devia ter feito alguma coisa, mas não fez, foi cúmplice desta vigarice que são as transmissões da BTV.
E pronto, tudo isto que nos tem acontecido não é por a bola bater na trave e não entrar. O que nos tem acontecido é porque houve um downgrade brutal na qualidade dos principais quadros do clube e agora estamos entregues a estes cromos da defesa da indústria, em que somos os mansos de serviço, enquanto os outros aplaudem o nosso silêncio. Em Famalicão marcamos um golo espetacular, após um contra-ataque rapidíssimo, mas o golo foi anulado, marcado contra nós um penálti muito menos evidente do que este do Florentino. Só não perdemos porque Diogo Costa defendeu o penálti.
Tiago Madureira que explique aos sócios porque com tanto tempo como diretor-executivo da Liga nada fez para terminar com esta palhaçada – é mesmo o termo certo – que só beneficia um clube, em detrimento de todos os outros, FC Porto incluído. Eu sempre pensei que ele fosse um grande benfiquista e só assim entendia a cumplicidade com as transmissões da BTV, mas afinal é portista de um novo portismo light, sem calorias, sem chispa, sem emoção. Quando foi anunciado para a equipa de AVB saiu-se com a declaração da treta “é chocante, o FC Porto está parado no tempo”, mas chocante é voltarmos à era das derrotas, mais de 60 anos da anterior goleada do Benfica, 43 anos aos cinco jogos consecutivos sem ganhar para o campeonato, aos mais de 60 anos para as quatro derrotas consecutivas. Isso sim, é chocante e factual.
O FC Porto precisa de ações concretas, de quem não tenha medo de enfrentar o poder do Benfica. Pedroto dizia que enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos, vejo muita gente a encher a boca com o nome do Pedroto, mas depois são piores do que bons rapazes. Estou à vontade para o dizer, porque sucessivamente desafiei a Liga de Clubes cujo diretor-executivo era Tiago Madureira a acabar com a pouca-vergonha das transmissões da BTV, como se comprova facilmente através de variadíssimos programas no Porto Canal, onde servi o FC Porto com unhas e dentes, como era a minha obrigação. Agora, essa obrigação é de outros, mas não o fazem.








0 comentários:
Enviar um comentário