Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Datas com História: 31 de Março de 1952

Durante a madrugada do dia 31 de Março de 1952, para evitar o registo de ruídos indesejáveis no Teatro de São João, Mária Amélia Canossa gravava pela primeira vez o hino do FC Porto, uma canção composta na década de 20 pelo maestro da Banda do Asilo do Terço. A letra para a música idealizada por António Figueiredo de Melo surgiu em vésperas da inauguração do Estádio das Antas e teve como autor um jornalista que viria a ser presidente da Assembleia Geral do clube. 73 anos depois, esse poema de Heitor Campos Monteiro continua a ser cantado a plenos pulmões e a uma só voz por todos os portistas.

Nota: o meu pai fazia parte do coro do Orfeão do Porto que acompanhou Maria Amélia neste trabalho e que se houve na gravação original (abaixo)


África do Sul: 2013 com brancos no poder, e 2024 com pretos no poder...


 

Favorita para Presidente de França, Marine Le Pen, condenada a 4 anos de prisão por “desvio de fundos europeus”. Quando um candidato anti-sistema ganha apoio é proibido de vencer pela democracia. A liberdade já não existe na Europa.


 

Este é o vídeo de promoção de recrutamento militar do Exército de Inglaterra... Para que tenham noção da gravidade da situação, até no exército a proliferação do islamismo imposto aos cidadãos, chegou à própria defesa daquele país, que eu recordo, é um país com armamento nuclear!

 


Nunca esquecer.. fomos traídos pelo Libras Boas


 

Afonso Pinto de Magalhães nasceu no dia 31 de Março de 1913.

 Foi o 29º Presidente do Futebol Clube do Porto, entre 1967 a 1972.

Homem ligado aos negócios, começou com uma casa de câmbios na Praça das Flores que mais tarde transformou no Banco Pinto de Magalhães. Ainda colaborou com a Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e com o Círculo de Cultura Teatral. Foi também Afonso Pinto de Magalhães que lançou o Lar do Comércio, uma instituição que apoiava a Terceira Idade.
Como dirigente do F.C. Porto começou por ser Presidente do Concelho Fiscal em 1955/56 e 1965/66.
Foi ele o responsável pela vinda de Dorival Yustrich.
Em 1965 o clube estava afundado em dívidas e Pinto de Magalhães mais Cesário Bonito e Ponciano Serrano conseguiram atenuar essas dívidas.
Em 1967 assumiu a presidência do clube e logo trata de organizar uma campanha com a finalidade de chegar aos trinta mil sócios, isto quando o F.C. Porto não tinha nem vinte mil. Passados apenas alguns meses o objectivo estava alcançado.
Foi no seu mandato que foram construídas as piscinas, os pavilhões e a sala de troféus, sem esquecer o mausoléu do clube no cemitério de Agramonte onde repousam muitas das antigas glórias do F.C. Porto.
No entanto no futebol não conseguiu atingir o sucesso esperado e viu apenas a conquista de uma Taça de Portugal em 1968 no estádio do Jamor contra o V. Setúbal.
Em 1972 deu o seu lugar ao Dr. Américo de Sá.
No ano de 1975 viajou até ao Brasil e por lá permaneceu até 1979, altura em que regressou a Portugal e juntamente com Belmiro de Azevedo fundou a Sonae.
Faleceu no dia 29 de Janeiro de 1984.


Sete amarelos para jogadores do Estrela. Dois vermelhos para jogadores do Estrela. Dois penaltis para o Sporting. Um golo anulado ao Estrela. Depois a malta da Amadora é que anda a roubar


 

Em Portugal chegámos a este ponto!


 

João Gabriel, antigo diretor de comunicação do benfica, veio a público falar da importância da ética, transparência e decência a propósito de Luís Montenegro. Este gajo foi diretor de comunicação de Luís Filipe Vieira, detido e destituído do slb. E fala de ética.


 

Há anos que a bancada está boa, não é?


 

Este país é um pardieiro

Um patriota é detido por protestar de uma varanda contra a substituição do seu povo enquanto que criminosos que ocupam casas ilegalmente são deixados livres.


👉🏻 Quando imigrantes ilegais invadem casas para as ocupar e lá viver, não lhes acontece nada e a polícia não se mexe, mesmo perante queixa dos proprietários.

👉🏻 Quando Nacionalistas fazem manifestações pacíficas numa varanda, a polícia leva-os de algemas para a esquadra, mesmo perante o facto de os proprietários não pretenderem fazer queixa.




Um nojo


 

Na mesma semana, dois títulos no Expresso, antigo jornal de referência, hoje mais um panfleto wookista de esquerda.



 

Médicos: Como é que há tantas doenças dos países de 3º Mundo nas grandes cidades europeias? Resposta:


 

ALARM !!!!!!!!! U-BOAT fought back.....

Aquele incompetente da Judiciária já pediu a demissão? Senão, corram-no!





 

A extrema esquerda que há 50 anos arruína Portugal, foi banida do parlamento da Madeira



 

O islamismo não é uma religião

O islamismo não é uma religião espiritual; é territorial. Tudo é projetado para ocupar terras e subjugar pessoas. Quando o chamado para a oração é proclamado, é uma declaração de controle sobre aquele espaço. Quando eles rezam nas ruas, é para afirmar o domínio sobre aquela área. Quando eles compram igrejas e as convertem em mesquitas, eles estão reivindicando a terra como sua. Quando eles convertem pessoas, eles estão afirmando a propriedade sobre a sociedade. Quando eles pregam, eles estão sinalizando sua intenção de um dia governar aquele país. O islamismo não é sobre salvar você — é sobre escravizar você. 



Os superprotegidos e beneficiados da capital centralista vierem ao Condado levar na p....





 

A princesa portuguesa que fez frente a Hitler


Durante a II Guerra Mundial Dona Maria Adelaide de Bragança foi condenada à morte duas vezes.
A primeira condenação deu-se quando chefiava uma rede que tinha por missão salvar pessoas perseguidas pelos nazistas. A segunda, deu-se por fazer a ligação entre os ingleses e o Conde Claus von Stauffenberg (líder da Operação Valquíria).
Conseguiu escapar da primeira condenação devido a intervenção de Salazar, e da segunda devido a intervenção soviética na Áustria, fazendo com que ela fosse libertada.


 

Germany in 1942 | "Toyland" - Oscar winning short film by Jochen Alexander Freydank

Discovering the truth about Porto's Jewish heritage

Momento Musical

Mais imigrantes chegaram ao aeroporto Sá Carneiro e autocarros esperavam por eles.


 

Nelma Pinto: "10 anos (no poder) também é muito tempo" PNS: "Não tenhamos ilusões, os problemas não se resolvem todos em 10 anos, é preciso continuar a resolver" Peço imensa desculpa mas não vos quero a "resolver problemas" durante mais 10 anos.


 

Nunca se esqueçam quais foram os partidos que abriram as portas a esta invasão que hoje estamos a sofrer. Foram eles que venderam a nossa identidade e colocaram os interesses externos acima da nossa segurança e do nosso futuro.


 

27 Tips I Wish I Knew Before Visiting Porto, Portugal


AURORA - Through The Eyes Of A Child (as featured in Adolescence)

MINI-SÉRIE ADOLESCENTES: A Netflix está a passar uma série baseada numa história real na Inglaterra sobre um garoto menor de idade que assassina uma rapariga branca com uma faca. Acima o ator, abaixo os verdadeiros assassinos.


 

Não se esqueçam destas declarações de Pedro Nuno Santos... não, não são dum maluco qualquer do BE, são mesmo dele. Depois de ouvir isto, somando às asneiras, muitas, que fez enquanto Ministro, ainda há quem pense votar neste trambalazanas? Estranho...


 

Prémio em cartão...


 

Uma mãe palestina viu fotos de seu filho ferido na internet, ficou muito preocupada e foi imediatamente ao hospital. Só para descobrir que o sangue era falso e que ele estava perfeitamente bem. A técnica de Hollywood para atrair simpatia por meio da vitimização.


 

Este gajo é um rei @cgpliberal eu voto na @LiberalPT só por causa dele!


 

Mas o que é isto?

 Chegou-me esta barbaridade

Alegadamente, ocorreu hoje na escola básica de Odemira. Trata-se de flagrante programação ideológica e política a crianças do 1° ano, numa escola pública. Recordo que o n.2 do Art. 43 da Constituição da República Portuguesa, estatui o seguinte: “O Estado não pode programar a educação e a cultura segundo quaisquer diretrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas.”



Portugal tem o maior número de brasileiros presos na Europa. Para o Director Político da PJ, Luís Neves, é tudo uma Teoria da Conspiração da Extrema-Direita.


 

Idiota socialista!

 PNS- "uma empresa que não é minha não é de minha mulher não e de meu filho.

- "É de seu pai." PNS - "pois... claro"


Uma excepção à regra, pela lucidez de conseguir ver a realidade!


 

Bispo Athanasius Schneider: "Estamos testemunhando uma invasão. Não há refugiados aqui. É uma invasão da islamização em massa da Europa."


 

A corrupção lisboeta regressou em força ao futebol . Todas as semanas é isto.






 

Sobre cristãos mortos às mãos de islâmicos, nem uma palavra. Sobre as igrejas na Europa queimadas pelo ódio de islâmicos, nem uma palavra. Guterres é um ultraje para Portugal!

 É possível descer mais baixo do que isto quando sabemos que é o anti-semitismo que alastrou pelo mundo como um cancro?

Quem ouvir este discurso ainda fica a pensar que são os judeus que explodem autocarros e esplanadas aleatoriamente ou a atacar cidadãos e crentes à facada nas ruas e mesquitas da Europa.


A ESTEVA

A Esteva é um arbusto nativo de Portugal, conhecida pelas suas curiosidades fascinantes e pela sua presença marcante nos ecossistemas locais.

A floração da esteva ocorre entre março e maio. As flores são solitárias e grandes, podendo ter até 10 cm de diâmetro. A corola é composta por cinco pétalas brancas, imaculadas ou com uma mancha púrpura escura na base. O cálice é composto por três sépalas verdes, caducas e bastante viscosas. Os estames e os pistilos são intensamente amarelos.
A duração de cada uma das flores é muito efémera, durando apenas um dia em plena maturação. No entanto, ocorre uma renovação constante de flores durante toda a época de floração.
O fruto é uma cápsula globosa a ovóide, densamente revestida de pelos estrelados e com 7 a 10 compartimentos que se abrem após a maturação para a libertação das sementes.
Esta planta, de 1 a 2,5m de altura, também chamada de Xara e que se encontra em praticamente todo o território continental, é facilmente identificada entre maio e junho pelas suas flores de 5 a 10 cm de diâmetro, com cinco pétalas brancas, normalmente com uma marca vermelho-acastanhada na base de cada uma folhas.
Os ramos e as folhas estão impregnados de uma substância aromática, pegajosa e oleosa chamada de Ládano. Uma das curiosidades mais interessantes sobre a Esteva está relacionada com este seu óleo essencial, pois é utilizado em perfumes e valorizado pelas suas propriedades medicinais, sendo usado tradicionalmente para diversos fins terapêuticos. No passado este óleo era extraído através do pentear do pelo das cabras que tinham acabado de passar por um esteval.
A Esteva é frequentemente encontrada em habitats de clima mais seco, adaptando-se de maneira impressionante a solos pobres e condições adversas. O seu perfil resistente a condições áridas torna-a uma planta resiliente, desempenhando um papel vital na prevenção da erosão do solo em áreas mais secas de Portugal e após incêndios. Além disso, a esteva contribui para a biodiversidade local, atraindo polinizadores como abelhas e borboletas com as suas flores vibrantes, fomentando um equilíbrio ecológico essencial.
Em Portugal existem duas subespécies: a ladanifer, presente em quase todo o território continental, tendo sido também introduzida na Madeira; e a subespécie sulcatus presente essencialmente no sul de país, sendo uma espécie endémica desta região e protegida pela diretiva habitats.
A importância da esteva transcende as suas características físicas e propriedades medicinais. Nas tradições populares, a planta é muitas vezes associada a simbolismos místicos e protetores, acreditando-se que ela possui o poder de afastar o mau-olhado. Assim, a esteva não apenas desempenha um papel ecológico vital, mas também se insere nas narrativas culturais, conectando-se de maneira única à identidade e história de Portugal.
As propriedades medicinais da esteva não estão ainda muito investigadas mas sabe-se que é anti-séptico, antibacteriano e anti-viral, sendo utilizada externamente para lavar e desinfectar feridas e aliviar picadas de insectos. Nas utilizações populares é utilizada contra a queda do cabelo. O óleo essencial extraído é utilizado em aromoterapia para combater o stress ou, diluído num óleo base, para massajar a pele contra as rugas agindo como regenerador dos tecidos e combatendo doenças de pele e ainda alguns distúrbios linfáticos. Acredita-se ainda que tem propriedades sedativas. É também utilizada na tinturaria para obter o tom verde-acastanhado.





Novo livro já nas bancas, "Astérix, Obélix e as malas Gaulesas"


 

Santa Gertrudes de Nivelles


 

União Europeia financia transição energética na África do Sul, país onde pessoas estão a ser assinadas pela cor da sua pele. Pessoalmente não pedi para os meus impostos serem utilizados por pessoas que não elegi para financiar genocídios. E tu?!


 

Afinal esta cambada vem para Portugal para trabalhar ou para se encostar e pendurar ao subsídio que eu sou obrigado a pagar através dos IMPOSTOS que pago?

A totalidade da ESQUERDALHADA diz que eles é que vinham salvar a minha futura REFORMA, afinal estão é a viver à minha custa!? 



CPI CPI CPI CPI CPI CPI CPI CPI CPI CPI


 

E andam alguns preocupados com umas tarjas absolutamente normais. Haja paciência!


 

No tempo dos mamões de títulos este incompetente nem saía à rua. Ele o excremento que o protege.


 

O comunista papa anti-Cristo é o responsável. É altura de o fazer cair da cadeira!


No plano de invasão meticulosamente traçado, os muçulmanos já começaram a infiltrar-se nas igrejas católicas, aproveitando-se da obsessão do clero com a "inclusão". Para além da construção massiva de mesquitas, agora também começaram a rezar dentro das próprias igrejas católicas. Esta prática, que já está a ser implementada, serve como demonstração de poder. É só uma questão de tempo até isto se espalhar pela Europa e chegar a Portugal. Vamos permitir? O que fariam se se deparassem com muçulmanos numa igreja onde estivessem a rezar?

 

Rui Pinto, em 2021









 

200 anos: Camilo Castelo Branco


Porque hoje passam 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco..

O PORTO DE CAMILO
Podemos, e devemos, percorrer a cidade à procura de encontrar as marcas de Camilo, da sua vida e da sua obra.
Vamos pois, em busca de sinais camilianos no burgo.
Sim, não tenhamos dúvidas o Porto é decididamente a cidade de Camilo.
No Porto, Camilo viveu como um romântico e a cidade deu-lhe uma avenida, um busto e a eterna morada no cemitério da Lapa, no jazigo da família Freitas Fortuna. É o número 23, bem perto fica o de Fanny Owen sua amada? Relativamente perto fica o de Pinheiro Alves, marido de Ana Plácido.
CADEIA DA RELAÇÃO
Aqui Camilo esteve preso duas vezes.- e sempre pelos chamados crimes de coração.
A primeira vez foi de 12 a 23 de Outubro de 1846. João Pinto da Cunha que, em Vila Real vivia com a tia Rita. ao saber que o jovem se apaixonara por Patrícia Emília de Barros, que contava à época 20 anos.
Acusou-o falsamente (como mais tarde confessou), de lhe ter roubado 20.000 cruzados.
Os dois amantes permaneceram na cadeia durante alguns dias.
No segundo período, Camilo esteve preso desde 1 de Outubro de 1860 a 16 de Outubro de 1861.Ana Plácido estava aqui desde 6 de Junho de 1860.
Camilo apesar de estar preso aqui, conseguiu uma precária de 3 horas por dia.
Numa dessa saídas Camilo vai comprar uns sapatos para Ana e vem com eles de uma forma ostensiva "para escandalizar a burguesia da zona.

“PRAÇA FILIPA DE LENCASTRE”
Na esquina da Praça com a Rua da Picaria (que na altura, a praça ainda não existia), na então travessa da Picaria, ficava o Tribunal da Relação, aqui foram julgados Camilo e Ana ao abrigo do artigo do Código Civil que punia o adultério.
Mais acima no antigo Largo da Picaria, actual Largo de Montpellier e onde esteve a Escola Académica foi outrora uma hospedaria onde Camilo viveu durante algum tempo.

RUA DE AVIZ (ANTIGA TRAVESSA DA FÁBRICA)
Aqui Na Livraria Moreira da Costa reunia-se os camilianistas portuenses.

RUA DA FÁBRICA
Onde é hoje o Hotel Paris, foi outrora a Hospedaria Francesa, onde muitas vezes se hospedou Camilo, em baixo ficava o diário “O Nacional”, o único que não lhe fechou as portas aquando do processo jurídico.

RUA DO ALMADA
Mandada rasgar por João de Almada em 1761, ao longo de terrenos de laranjais e de soutos de carvalheiras.
O executor da obra foi o engenheiro militar Francisco Xavier do Rego.
Nos séculos XVIII e XIX, viveu aqui a nata da burguesia portuense.
As varandas de ferro forjado viram as belas meninas, era a rua das “ meninas bonitas”, ao final da tarde vinham para aqui os janotas com os seus alazões para corteja-las…
Na esquina com os Clérigos ficava a Casa Lino, Artigos para Desporto, Armas e Utilidades. Ao final da tarde era um local de encontro de intelectuais.
Num banco corrido da Tabacaria Daniel Barbosa, sentava-se Camilo que para aqui vinha para uma amena cavaqueira.
No número 28, viveu Ana Plácido com os pais (o pai José António Plácido Braga, que viria morrer no desastre do Vapor Porto em 1852) , a irmã Antónia Cândida Plácido viria a casar com António Bernardo Ferreira, filha da Ferreirinha…
Camilo dizia “ No Porto, rapariga bonita está às duas por três no papo de um brasileiro que tenha 50 contos, tanto faz que ele seja velho, zarolha ou raquítico
No número 378 viveu Ana Plácido com o seu marido Pinheiro Alves, brasileiro de torna viagem e bem mais velho do que ela. 43 Ele e ela 19!

PRAÇA NOVA
No Passeio das Cardosas, era o Pasmatório dos Lóios, ou o Real Clube dos Encostados, na esquina ficava a Moré, foi aqui que se publicou o Amor de Perdição e as memórias do Cárcere.
Aqui ficava o Café Guichard.
Foi aqui que trabalhou o jovem Ernesto Chardron, que viria anos mais tarde a abrir a Livraria Internacional que veio dar origem à Livraria Lello.
Aqui na Rua dos Clérigos existia uma loja de fazendas, onde trabalhava a filha do patrão, Camilo lançava-lhe olhares atrevidos à rapariga, o pai é que não gostava nada disto e um dia veio de metro em riste, e Camilo ripostou logo que ele era tão feio que se tivesse vergonha saia à rua com umas calças enfiadas na cabeça.

ESTAÇÃO DE S. BENTO
Aqui foi outrora o Convento de S. Bento de Ave Maria, palco de abadessados muito participados por Camilo, e aqui vivia uma amante, a freira Isabel Cândida Vaz Mourão, que acabou por educar uma filha que Camilo tinha tido com Patrícia Emília, Bernardina Amélia.

RUA DE SANTA CATARINA
Aqui Camilo viveu no então número 41. Depois viveu na Rua Chã, quando estudava Teologia! No Paço Episcopal, apelos místicos que rapidamente se desvaneceram.
Viveu na Rua de Santo António nº 82. Era redator no semanário religioso “ A Cruz”.
Na Batalha era hóspede habitual do Águia Douro, hospedaria, e frequentava o Restaurante Estanislau.
Aqui perto ficou hospedado na Rua do Sol nº 8, na casa de Eufrásia Carlota de Sá, amiga intima de Camilo.
Camilo e Arnaldo Gama iam passar temporadas à Foz. Aqui Camilo começou a hospedar-se no Hotel Mary Castro.
Em Santa Catarina, no número 630, casaram-se em 1888…por pressão dos amigos, como por exemplo Ricardo Jorge
Suicidou-se, já cego, em 18 de Junho em 1890. O homem morreu, o artista ficou para a eternidade.

 daqui

The Bitter End | A WW2 Short Film

Subscrevo a Helena Ferro Gouveia

Felizmente vivemos numa democracia onde quer o disparate, quer a mentira são livres.

Ouvir um militar dizer que os corpos dos bravos ucraniano vão adubar Kursk e que a Rússia não raptou nenhumas crianças ucranianas ( então e o TPI de que o militar tanto gosta quando se trata de vomitar ódio contra Israel ? É válido para Israel mas não para o seu mestre Putin ? ) é penoso, constrangedor. Pensar que as nossas Forças Armadas estiverem entregues a pessoas que são mais fiéis a Moscovo que ao Ocidente em que vivem. Felizmente por cá não se cai de janelas.

Estes idiotas não vão descansar enquanto não rebentarem com esta empresa também.


 

Num país onde as autoridades são gozadas, que segurança podemos esperar?


 

As minorias étnicas mobilizam-se para abalar a ordem constitucional em Portugal – aqui, argelinos e seu porta-voz islamista incitam à revolta contra as autoridades .


 

Momento de poesia

 A casa e o tempo

Quantas histórias carrego em meu peito,
Paredes que ouviram sorrisos e prantos.
Fui lar, fui porto, fui o leito,
Agora assisto meus próprios espantos.
Quantas alegrias já dançaram em meu chão,
Pés ligeiros, festas, risos no ar.
Agora, silêncio e desolação,
A poeira me cobre, sem ninguém para limpar.
Quantas tristezas gravadas nas tábuas,
Ecoam fantasmas de tempos passados.
Chuva nas telhas, vento nas fábulas,
Sou ruína de sonhos, momentos quebrados.



Aí está um assunto que justifica, ele sim, uma comissão parlamentar de inquérito. Não percebo é porque nunca foi proposta.


 

Quase 90 portugueses expulsos do Luxemburgo por viverem de apoios do Estado. Os "portugueses":



 

Então mas ninguém se indigna por o Pequeno Neto do Sapateiro ter sido governante e sócio da Tecmacal em simultâneo, violando o dever da exclusividade? E de nesse tempo a empresa ter recebido 1.9M € em ajustes diretos? Isto é um pais sério?