Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

O centralismo incendiário

O Norte de Portugal está a arder. O Parque Natural do Gerês, um dos últimos tesouros reais do País está a definhar há vários dias sem que nada de importante se faça. Apenas os heróis bombeiros voluntários se afadigam na luta, auxiliados aqui e além pelo exército... Subitamente os dois maiores coveiros do Norte, o republicano Cavaco e "aquela coisa" Sócrates decidem interropmer as férias para se inteirarem das operações. Vêm ao Norte? Não, que é isso, vão ficar-se pelo ar condicionado de uma estrutura centralista, sedeada em lisboa, que faz a gestão das operações de socorro nas florestas (como sabemos, lisboa é rodeada de florestas, daí a sede da coisa ficar por lá...) e, ouvindo os "entendidos" e entediados lisboetas, vão decidir ... para nada se fazer.
Para além do ridículo da sua encenação preocupada, é este mais um exemplo do verdadeiro centralismo. Um organismo (dentro das centenas que polulam em lisboa) completamente distanciado do terreno, onde sobrevivem de mordomias uns quantos assalariados da republica, vivendo no "desconforto" do ar condicionado, vão reunir-se e destilar sabedoria. No fim já sabemos o resultado: apesar do esforço de populações e abnegados bombeiros, a floresta vai arder. A beleza, a riqueza e os pulmões do Norte vão esvair-se em pó.
Perguntamos o que fazem durante o restante ano estes organismos lisboetas: proibem os foguetórios?, proibem as queimadas?, enviam os parasitas do rendimento mínimo para a limpeza das florestas?, dotam os bombeiros de bons equipamentos?, traçam verdadeiros planos de antecipação aos fogos?, desencadeiam medidas de informação às populações para protecção e segurança???? Não!!!! Esses parasitas lisboetas passam o ano a escolher o seu novo carro, a dar guarida a milhares de funcionários públicos, ineficazes e ineficientes, a gastar o erário público em cartões de crédito e gasolina paga, em slides e apresentações de powerpoint muito em voga mas que não passam de areia arremessada aos olhos....
Porque não mandá-los a bardamerda e tratarmos, nós, Nortenhos da nossa autonomia?

0 comentários: