Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Lá em cima olho vivo!

Qual a origem da expressão portuense ‘Lá em cima olho vivo!’ associada à Capela do Senhor do Socorro.

Passando ou partindo da Sé, o caminho de Santiago é extremamente rico em todo o seu percurso, seja em termos culturais ou paisagísticos. A capela do Senhor do Socorro encaixa plenamente nesta vertente cultural e religiosa, tornando-se há muito num local de devoção para os caminhantes que seguem para Compostela.


Isto acontece uma vez que, a capela alberga no seu interior, uma peça de elevado valor histórico especialmente para os peregrinos: um belíssimo cruzeiro com a imagem de Santiago esculpida, datado de 1622. Este cruzeiro é talhado em granito, representando a figura de Cristo na parte superior e Santiago no fuste/coluna, apoiado em nuvens. É também conhecido pelo nome ‘Padrão Velho de Santo Ovídeo’, pois este local fazia, no passado, parte dos terrenos que pertenciam à vasta Quinta de Santo Ovídeo. Diz-se que este cruzeiro terá sido erguido por peregrinos que por aqui passaram. 


Capela do Senhor do Socorro, que fica na zona da Lapa, foi apelidada pelos portuenses de “Capela do Olho Vivo” por estar situada num local onde, antigamente, os peregrinos tinham de andar de “olho bem vivo” por se tratar de uma zona perigosa.

De forma a que os peregrinos pudessem seguir o seu caminho sem sobressaltos de maior, era então necessário terem ‘o olho bem aberto’ naquela zona erma do caminho para Compostela. Tinham aqui que se defender dos ladrões que se abrigavam nas traseiras da capela, o que originou a expressão em forma de recomendação ‘Lá em cima Olho Vivo!’




0 comentários: