Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

O que move ASD contra o Futebol Clube do Porto?




Afinal, o que tem ARTUR SOARES DIAS contra o Futebol Clube do Porto?

Estará ASD condicionado por ser a mais alta figura dos órgãos sociais da APAF, entidade que ainda há dias encaminhou uma queixa contra o treinador e o capitão do FC Porto “para todos os órgãos competentes”? Desconhecendo as razões que estão por trás destas decisões, cumpre contextualizar a postura de ASD ao longo dos últimos 13 meses:

No dia 10 de Janeiro de 2020 e o FCPorto deslocava-se ao difícil terreno do Moreirense. Corria o minuto 37 quando ASD fez vista grossa a um pontapé de Conté a Corona. Apesar de evidente para todos os que estavam no estádio, ASD apenas assinalou o pontapé de penálti após indicação do VAR.

Há precisamente um ano, no dia 8 de Fevereiro de 2020, o FCPorto recebia o então 1º classificado do campeonato.
Aos 33 minutos da partida, ASD esqueceu-se de expulsar Taraabt, o que levaria o visitante e jogar 70 minutos em inferioridade numérica.
3 minutos mais tarde, apesar de os 49227 terem visto a mão de Ferro, ASD, a poucos metros do lance, não assinalou pontapé de penálti.
Uma vez mais, teve que ser o VAR a alertar ASD para o óbvio: existia um pontapé de penálti a favor do FCPorto

No último jogo antes da interrupção da Liga NOS pela pandemia mundial, no dia 11 de Março de 2020, ASD voltou ao Dragão.Desta feita, para ser o protagonista do jogo entre o FCPorto e o Rio Ave. Nessa partida, aos 26 minutos, Pedro Amaral teve uma entrada duríssima sobre Otávio. A entrada, apesar de merecedora de cartão vermelho directo, não foi merecedora sequer de pontapé livre a favor dos Dragões. Porém, ASD, voltaria a ser o centro das atenções da segunda-parte do encontro. Aos 55 minutos, Aderllan fez uma tesoura a Moussa Marega, que seria merecedora de pontapé de penálti. Como é habitual, ASD nada assinalou. Neste caso, o VAR de (fora de) serviço achou por bem não alertar o juiz pasteleiro para o óbvio.
Mais tarde, no túnel de acesso aos balneários, ASD teve o desplante de afirmar que tinha visto as imagens e a sua decisão tinha sido acertada. Perante isto, é muito simples: ASD vê mal, é incompetente ou mal intencionado. Ainda nesse jogo, embora não tenha responsabilidade directa, foi anulado um golo ao FCPorto que daria a vitória e os 3 pontos por… 3cm!

Uns meses mais tarde, ASD voltou a ser, como gosta, protagonista em mais um encontro entre rivais. No dia 1 de Agosto de 2020, ASD foi nomeado para apitar a final da Taça de Portugal.
Aos 37 minutos, não hesitou em expulsar Luís Díaz. Também aos 83 minutos da partida, não hesitou em assinalar pontapé de penálti contra o FCPorto, por pretensa falta de Diogo Leite. ASD foi ainda o centro das atenções ao expulsar o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição.

Dias depois de Fábio Veríssimo ter feito umas das arbitragens que ficam para a história dos maiores roubos ao FCPorto, só mesmo ultrapassado por Calabote e Paixão, ASD foi o árbitro do SC Braga – FC Porto. O pasteleiro presidente da assembleia geral da APAF voltou a ser, como gosta, o centro das atenções. Aos 4 minutos, esqueceu-se de mostrar o cartão amarelo a Raul Silva por entrada faltosa sobre Corona. Um minuto mais tarde, mostra o referido a cartão a Corona quando este é pisado por Raul Silva. Aos 32 minutos, como é habitual, não assinalou um pontapé de penálti clamoroso a favor do FCPorto. Só após a indicação do VAR é que ASD percebeu o óbvio: penálti a favor do FC Porto. Aos 60 minutos, após uma disputa de bola onde Corona joga a bola e existe um contacto normal entre os dois jogadores, ASD não hesitou em expulsar o melhor jogador da Liga NOS.
Mais tarde, viria ainda a expulsar novamente Sérgio Conceição.
.
Nos últimos 2 jogos que arbitrou do FCPorto, em 180 minutos com ASD a arbitrar o FC Porto, os Dragões jogaram 83 minutos em inferioridade numérica! Nos últimos 2 jogos, ASD expulsou 2 vezes Sérgio Conceição.
Nos últimos 13 meses, ASD não assinalou QUATRO pontapés de penálti -confirmados pela critica- a favor do FCPorto!

De Janeiro de 2020, à data de hoje, Artur Soares Dias apitou seis jogos do FCPorto e cinco jogos do SLB. Aos Dragões, nesses jogos, expulsou três jogadores. Às águias zero.

O que move ASD contra o Futebol Clube do Porto?
ASD e os demais podem continuar a tentar, mas o Futebol Clube do Porto e as suas gentes NUNCA SE IRÃO VERGAR!