Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Edifício reabilitado no Centro Histórico vence prémio internacional de arquitectura

Localizado na zona histórica da cidade, mais precisamente na Ribeira, o edifício Infante foi reabilitado pelo estúdio de arquitectura portuense Meireles Arquitectos e agora distinguido pelos MUSE Design Awards 2021. O projecto venceu a prata na categoria Renovação.

A localização – numa área classificada como Património Mundial pela Unesco -, mas também as próprias origens e anteriores intervenções feitas nos dois edifícios contíguos, representaram os grandes desafios do projecto.

Naquele que é agora uma habitação multifamiliar e uma loja, foram mantidos e reabilitados os vestígios medievais, neopaladianos e barrocos da arquitectura, “o que fez com a intervenção fosse cuidada, pouco invasiva e cumpridora com os requisitos do programa arquitectónico da área”, afirma o gabinete responsável pelo projecto.

Apesar de o interior remeter a sua construção para a época medieval, as características arquitectónicas predominantes serão datadas do século XVIII, e terão sido estas “que serviram de base para a renovação”. “Foi utilizada toda a influência das épocas passadas quer no tipo de materiais usados, (predominantemente madeira), quer nos desenhos dos vãos, nos desenhos das escadas e nos desenhos das molduras que sobressaem nos tectos e paredes, estes últimos influência directa do estilo Barroco do séc. XVIII no Porto”, explica o Meireles Arquitectos.

Já no interior, as poucas alterações reflectem-se na reabilitação das fachadas, que, ainda assim, manteve a traça original.

A edição de 2021 dos MUSE Design Awards premiou, também, o gabinete de arquitectura Ventura + Partners pelo projecto da loja da chocolataria Arcádia no centro comercial Norteshopping.

Os MUSE Awards integram uma série de competições internacionais promovidas pelo International Awards Associate (IAA), destacando profissionais de vários sectores e promovendo a excelência nas suas áreas de actuação.

(daqui)

0 comentários: