Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

O Norte não pode perder a refinaria! Não podemos ficar dependentes de lisboa para nos abastecermos. É mais uma forma da capital centralista e colonialista subjugar o Norte deixando-nos dependentes dos combustíveis!

Ingleses querem comprar e reabrir refinaria de Leça da Palmeira encerrada no conluio GALP/Governo de lisboa


Simpatrans Oil & Gas Limited, com sede no Reino Unido, propôs à Galp a compra da refinaria de Leça da Palmeira, em Matosinhos. A empresa, que atua na área da compra e venda de petróleo e gás, pretende reabrir o complexo encerrado há dois anos e meio.

A proposta de aquisição foi enviada na semana passada e ronda os 300 milhões de dólares (cerca de 285 milhões de euros). A Simpatrans diz estar à espera de uma resposta formal da Galp.

Contactada pelo Jornal de Notícias, a Galp “não comenta contactos comerciais”. Confirma, por outro lado, estar “em curso o processo de desmantelamento da refinaria, estando iminente o início da sua demolição”.

Refinaria de Matosinhos

A refinaria de Leça da Palmeira foi encerrada em 2021, depois de 60 anos de atividade. A Galp justificou a decisão com a necessidade de reduzir custos e aumentar a eficiência do seu negócio.

A proposta da Simpatrans pode representar uma reviravolta na situação da refinaria. A empresa britânica tem experiência na área da refinação de combustíveis e poderia reabrir o complexo, criando novos empregos e contribuindo para a economia local.

No entanto, a Galp ainda não respondeu à proposta e é possível que a refinaria seja mesmo demolida.

0 comentários: