Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Francisco J. Marques: as comissões do Pinóquio e outras coisas graves


DAQUI

Na AG de ontem tive duas intervenções. A primeira, apelando ao presidente Villas-Boas para deixar de contribuir para o divisionismo e que já comentei em tweet anterior. A segunda, foi sobre o que não nos dizem, até por contraponto com o que dizem sobre os antecessores. Porque no discurso oral é sempre mais difícil de comprovar, vou deixar aqui os dados que apresentei na AG e que se baseiam exclusivamente em números publicados pela atual direção.

Apesar de ter diabolizado o pagamento de comissões, apesar de ter feito uma auditoria que batizaram de forense com um extenso capítulo só dedicado às comissões, a direção omite-nos que afinal está a pagar mais comissões do que a direção anterior.
Vamos aos dados: segundo a auditoria promovida pela direção de AVB, o FC Porto pagou durante o último mandato de PdC um total de 61,317 milhões de euros em comissões. Ou seja, em oito mercados, verão e inverno, durante os quatro anos do último mandato foram contratualizadas comissões de mais de 60 milhões de euros, à média de 7,6 milhões por mercado.
A nova direção, de AVB, pagou desde que assumiu os destinos do FC Porto um total de 28,117 milhões de euros em comissões, segundo os dados publicados no Portal da Transparência, sendo que contabilizei os valores da comissão de gestão da primeira época duas vezes, pois essas comissões são pagas anualmente e no portal da transparência só consta a do primeiro ano (habilidade para fazer parecer que as comissões são mais baixas do que são na realidade). Ou seja, em três mercados, dois de verão e um de inverno, a direção de Villas-Boas pagou uma média de 9,37 milhões por mercado, o que dá um incremento de 23% em relação ao último mandato de PdC. Afinal, AVB paga mais comissões, mas estas devem ser boas, devem valer o céu, enquanto as do tempo de PdC eram roubar o clube... Como eu sempre disse, só se deixa enganar quem quer ser enganado.
Mas se compararmos estes menos de dois anos de AVB com os últimos dois anos de PdC, o que incluiu quatro mercados e não três como acontece atualmente com AVB, a diferença ainda é maior: 21,64 de PdC (5,41 por mercado), contra 28,117 (9,37 por mercado), um crescimento com a nova direção acima dos 70%. Trata-se de um salto brutal, quase duplica o valor das comissões.
Infelizmente, com AVB nem tudo cresceu e se no último mandato de PdC o FC Porto conquistou sete dos 16 títulos nacionais que disputou por temporada com a sua equipa principal (Supertaça, Taça da Liga, Taça de Portugal e campeonato), uma taxa de sucesso de 43%, tendo alcançado tantos títulos como o Benfica (2) e Sporting (5) juntos (os outros dois foram do Braga), com AVB em cinco troféus já disputados só venceu um, uma taxa de sucesso de 20% (os outros quatro foram divididos em partes iguais por Sporting e Benfica).
Em conclusão, o FC Porto de AVB paga mais comissões do que o FC Porto de PdC e está a ganhar bem menos troféus e a comparação foi só com o último mandato, o tal em que estava tudo mal.
Para terminar esta análise, só mais um dado muito triste. Desde que AVB é presidente as nossas equipas de futebol (principal, B, Sub-19, Sub-17 e Sub-15) disputaram 11 jogos com o Benfica e sabem quantos ganhamos? Nenhum, zero, sendo que pelo meio sofremos várias goleadas.
É verdade que há muitos anos que temos muitas dificuldades nos jogos Sub-15 e Sub-17 com o Benfica, que tem equipas muito fortes fisicamente, o que naquelas idades faz muita diferença, em especial devido à facilidade de recrutamento de atletas de origem africana por parte do Benfica, mas isso já não pode ser desculpa nos Sub-19, B e, em especial, equipa A. A última vez que ganhámos ao Benfica foram os 5-0 no Dragão, em março de 2024. Há 630 dias, repito, 630 dias que nenhuma equipa de futebol do FC Porto vence o Benfica, sendo que AVB como presidente ainda não ganhou um jogo de futebol ao Benfica (3 empates e 8 derrotas, 14 golos marcados e 33 sofridos). Façam-lhe uma estátua. Das grandes.

0 comentários: