As exposições regressam a 18 de Janeiro ao Quarteirão de Miguel Bombarda, com muita animação a acompanhar.
A temporada das Inaugurações Simultâneas de Bombarda começa já no próximo sábado, 18 de Janeiro, com o primeiro de seis ciclos em 2020. Como sempre, há muita animação a acompanhar as 15 exposições de arte contemporânea que inauguram em simultâneo durante a tarde e que ficam patentes até 7 de Março.
O cartaz desta edição marca um "ponto de viragem", a transição para uma nova década, e foi desenhado em parceria com a designer e diretora artística Joana Machado -- do Colönia Studio --, que gentilmente cedeu o tipo de letra que desenhou, a fonte Lawrence.
Entre as 16 e as 20 horas, haverá uma matiné de música e dança lindy hoppers do Porto na zona pedonal que cruza a Rua de Miguel Bombarda com a de Cedofeita.
Ao som da música vintage de Deejay Joe, participam as academias de dança Bota Swing e Hop Dance Studio, com coordenação de Josie Georgia Productions e apoio dos Sabores do Sebouh.
Do lado contrário, na zona pedonal em que a Miguel Bombarda cruza com a Rua da Boa Nova, junto ao balcão "Porto.", a associação cultural Openbox animará a tarde com os DJ da casa, a designer de comunicação Catarina Gomes orientará um workshop de ilustração para "massajar a imaginação" e a artista plástica Helena Rocio Janeiro desenvolverá uma oficina de colagens "Corta e Cola Existencial".
De resto, haverá visitas guiadas e gratuitas às 15 galerias que, neste próximo sábado, inauguram em simultâneo exposições de arte contemporânea. A participação nesses percursos é gratuita, mas requer inscrição:
- Ponto de partida: balcão "Porto.";
- Turnos: 16h00-17h00 (ESGOTADO) e 17h30-18h30;
- Vagas por turno: 15;
- Inscrição: enviar nome e turno pretendido até às 13 horas de 17 de janeiro para stopandgo@agoraporto.pt (caso sobrem vagas, podem inscrever-se no próprio dia 18, no balcão "Porto.").
As restantes datas das Inaugurações Simultâneas em 2020 estão já marcadas: 14 de Março, 9 de Maio, 27 de Junho, 26 de Setembro e 14 de Novembro.
Treze anos de Inaugurações Simultâneas
O projecto das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda surgiu do entusiasmo criativo vivido entre o período de 2007 e 2010, um tempo de crescimento para a cidade do Porto, e deve o seu nome à dinâmica iniciada pelos galeristas de arte que, de forma espontânea, ali se foram instalando, inicialmente na Rua de Miguel Bombarda e, mais tarde, nas ruas adjacentes - Rua do Rosário, Rua Dom Manuel II, Rua do Breyner e Rua Adolfo Casais Monteiro.
A este impulso cultural inicial associaram-se projectos comerciais alternativos, espaços ligados à moda, música, vintage, produtos biológicos, espaços de cowork, ateliers e hostels que acompanharam esta tendência criativa.
Hoje, já não vamos a Miguel Bombarda ver apenas as galerias. Lojas, cafés, mercearias, "guesthouses", ateliers de artistas e "coworks" dão uma nova vida a estas ruas que ganharam um novo nome -- o Quarteirão Miguel Bombarda. Um bairro que se enche de vida a cada dia de Inaugurações Simultâneas, um projeto de todos e para todos, desenhado desde Janeiro de 2019 com a cidade e para a cidade, em sistema circular e à escala real, como resposta da comunidade aos novos desafios que o Porto apresenta. Juntos fazemos mais e melhor.
Vemo-nos pela Rua?
0 comentários:
Enviar um comentário