Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Exposição itinerante mostra a genialidade de Leonardo da Vinci no Porto

A Praça de Gomes Teixeira (Praça dos Leões) acolhe (...) até 6 de Outubro, a exposição “Leonardo da Vinci – Observa, Questiona e Experimenta”.


O espaço foi convertido num museu a céu aberto, com maquetes em escala de algumas das criações do génio italiano, mas também jogos e experiências audiovisuais que ajudam a construir pontes entre a sua época e a actualidade. A convite da organização, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, visitou a mostra numa pré-abertura que decorreu na terça-feira.

A exposição acontece em dois espaços: no interior, um espectáculo audiovisual relaciona o pensamento de Leonardo com o nosso dia-a-dia, e, no exterior, quatro grandes maquetes reproduzem fielmente algumas das ideias mais modernas e precursoras do artista.

No espaço interior, os visitantes vão, também, encontrar jogos interactivos (analógicos e digitais) que lhes permitem compreender, experimentar para criar, e descobrir, através das obras de Leonardo nas mais variadas disciplinas do conhecimento, o denominador comum da inteligência e da sensibilidade.

A interacção continua no exterior, com a exibição de quatro maquetes à escala real. Trata-se de interpretações fiéis dos desenhos originais de Leonardo da Vinci, construídas com materiais actuais.

“Leonardo da Vinci – Observa, Questiona e Experimenta”, é uma iniciativa da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, a Fundação Vicente Ferrer e a Câmara do Porto.

Leonardo da Vinci foi pintor, escultor, desenhador, engenheiro, arquitecto, urbanista, naturalista, anatomista, músico, filósofo e inventor. Com a organização deste projecto, a Fundação ”la Caixa” une-se às iniciativas que assinalam o quinto centenário da morte do artista italiano (1452 – 1519).

Horários:

De segunda a sexta-feira: 12h00-13h30 e 16h30-20h30

Fins de semana: 10h00-13h00 e 16h30-20h30

Visitas de grupos (escolares e outros): de segunda a sexta – 09h00-12h00 e 14h30-16h30.

Telefone para reserva: 215 562 495

(texto e imagem daqui)

0 comentários: