Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto é eleito uma das dez melhores cidades do mundo!

A Time Out revelou a sua lista anual das melhores cidades do mundo. O Porto foi avaliado como uma cidade boa para a cultura e para fazer amigos.

© João SaramagoJardins do Palácio de Cristal


Qual é a melhor cidade do mundo? A Time Out procura responder anualmente a esta pergunta através de um questionário que olha para a gastronomia, a vida nocturna e os eventos culturais, mas também o sentido comunitário, o espírito activista e as iniciativas ambientais. Este ano, cerca de 27.000 pessoas à volta de todo o mundo – do Porto a Lisboa, de Melbourne a Madrid, de Chicago a Copenhaga e de Tel Aviv a Tóquio – responderam ao Time Out Index. A lista final, com 37 cidades, teve em conta as opiniões dos leitores e dos editores da Time Out global e inclui duas cidades portuguesas: o Porto (9.º lugar) e Lisboa (21.º lugar).

São Francisco, na Califórnia, foi eleita como a "melhor cidade" em 2021, tendo em conta o seu espírito de comunidade e criatividade, as redes de ajuda mútua, a sustentabilidade e as políticas progressistas. Em nono lugar, o Porto surge destacado como "o segundo melhor lugar do mundo para fazer amigos" (62% dos inquiridos consideram que é fácil encontrar novas amizades) e como uma cidade boa para a cultura (73% dos leitores avaliaram positivamente a cidade nos eventos culturais). A lista destaca as galerias que continuaram activas durante a pandemia e os artistas que "estiveram mais ocupados do que nunca" a dar mais cor às ruas da cidade através do graffiti.

A publicação menciona ainda as zonas pedonais do Porto, o alargamento das esplanadas, as hortas comunitárias, eventos ao ar livre como a Feira do Livro e concertos em jardins, e os novos negócios locais que surgiram em plena pandemia. O Maus Hábitos, na Rua de Passos Manuel, é destacado como um "espaço de artes inclusivo", um "oásis cultural com concertos, espectáculos de drag, cinema, exposições, noites de poesia e comédia".

DAQUI

0 comentários: